terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 14/12/10

Compras em CDE

Os últimos dias vem sendo de intensas compras no comércio de Ciudad del Este, por parte de brasileiros e argentinos que cruzam a fronteira em busca de novidades tecnológicas e artigos de final de ano. Em entrevista ao jornal ABC Color, Chariff Hammoud, presidente da Câmara de Importadores e Comerciantes do Alto Paraná (CICAP), disse crer que o aumento nas vendas está vinculado, diretamente, à cotação do dólar frente ao real brasileiro e ao bom momento do turismo interno no Brasil e na Argentina.

Tiros e perseguição

Além de compras, a segunda-feira (13) foi marcada, no lado paraguaio da fronteira, pela suposta tentativa de assalto protagonizada por delinquentes que atacaram a tiros os comerciantes Jorge Ramón e Mario Ruiz Díaz Báez, nas imediações no bairro San Agustín, região central de Ciudad del Este. Acompanhados pelo segurança Sergio Flor, os empresários reagiram à ação dos criminosos, que fugiram em disparada e, mais tarde, abandonaram seu veículo em uma rua do bairro Pablo Rojas.

Brasileiro detido

Em operação realizada em Minga Guazú, município vizinho a Ciudad del Este, agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) detiveram um brasileiro de 41 anos, identificado como Joel Scarabelot, sob acusação de narcotráfico. De acordo com o Diário Última Hora, na residência do brasileiro, que já conta com antecedentes policiais, foram encontrados 13,3 quilos de maconha e dois veículos cuja procedência está sendo investigada. O procedimento foi acompanhado pelo promotor Manuel Rojas.

13º salário

Em curiosa medida tornada pública nesta segunda-feira (13), o presidente Fernando Lugo determina que o 13º salário deve ser pago diretamente aos trabalhadores, em dinheiro ou cheque, sem o uso dos sistemas eletrônicos de pagamento. A justificativa, tal como argumentado pelo Ministério da Justiça e Trabalho, é evitar a materialização de descontos, cobranças de taxas ou, ainda, o embargo do salário daqueles que encontram-se em dívida com as instituições bancários.

Confusão em Hernandarias

Eleito prefeito de Hernandarias no pleito municipal de novembro, o liberal Mario Castillo, maior surpresa do cenário eleitoral fronteiriço, assume o cargo no próximo dia 20, data prevista pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) para o início do novo mandato. A posse de Castillo estava em dúvida devido a uma ação protocolada pela candidata perdedora, Carmen Alvarez, questionando o resultado da apuração dos votos. Para a Corte Suprema de Justiça (CSJ), a ação da postulante colorada é improcedente.

Golpe legislativo

A política em Foz do Iguaçu é, de fato, vergonhosa. Na manhã desta segunda-feira (13), vereadores elegeram a nova mesa diretora da Câmara Municipal, com o então candidato de consenso à presidência, Sérgio Beltrame, sendo “defenestrado” em uma inesperada manobra de última hora, para que vereadores da base governista assumissem o controle do Legislativo. Desta maneira, a presidência da Câmara será exercida pelo vereador Edílio Dall'agnol, tendo como vices Rodrigo Cabral e Nilton Bobato.

Frase do Dia

Hoje em dia, não é possível mentir de qualquer jeito, ante os avanços da tecnologia. Nem bem ocorre aqui algum problema, instantaneamente já é conhecido no mundo. A imagem externa deve ser construída internamente, no país - Alberto Servín, titular da Câmara de Comércio Paraguai-China, sobre a má imagem que dificulta a atração de grandes investimentos ao Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.