quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 02/12/10

Vitória iguaçuense

Contando com massivo apoio do público iguaçuense, as meninas do Foz do Iguaçu Futebol Clube fizeram sua parte e venceram, na noite de ontem (01), a primeira partida da final da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Com a vitória por 2 x 1 sobre o Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, o time da fronteira precisa, apenas, de um empate no jogo de volta, que será disputado neste sábado (04), às 17h00, no Estádio Marrentão. O campeão da Copa do Brasil ganha vaga para representar o Brasil na Libertadores 2011.

Confusão à vista

Apesar dos esforços do ministro do Interior, Rafael Filizzola, para que a desocupação das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira na região centro-norte do Paraguai acontecesse de maneira pacífica, não houve acordo entre policiais e camponeses na reunião realizada, nesta quarta-feira (01), na cidade de Santa Rosa del Aguaray. Os camponeses, que reivindicam a compra do imóvel para a criação de um assentamento-modelo, afirmam que permanecerão na área invadida e resistirão ao desalojamento.

Água no barril

As denúncias de que uma “mala branca” estaria correndo entre os parlamentares paraguaios para que o Legislativo do país ratifique, ainda antes da cúpula marcada para os dias 16 e 17/12, o ingresso da Venezuela ao Mercosul, podem fazer com que a votação do pedido volte a ser adiada por tempo indeterminado. Nesta quarta-feira (01), o diretório do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) confirmou seu apoio à adesão venezuelana, porém, o temor é de debandada e postura negativa das demais agremiações.

Proclamação dos eleitos

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), do Paraguai, deu início nesta quarta-feira (01) ao processo de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no pleito municipal de novembro e com posse prevista para o próximo dia 20/12. Um dos primeiros a ser diplomado foi o colorado Arnaldo Samaniego, prefeito eleito de Asunción, cujo ato foi acompanhado por simpatizantes que contaram, até mesmo, com uma bandinha para “animar” os presentes.

Inflação “mascarada”

Apesar do reajuste do diesel e do desproporcional aumento dos preços de itens da cesta básica das famílias paraguaias, como é o caso da carne bovina, cifras divulgadas pelo Banco Central do Paraguai (BCP), nesta quarta-feira (01), dão conta de que a inflação do mês de novembro ficou, apenas, em 0,4%. No acumulado do ano, a inflação oficial chega a 5,7%, percentual que levanta dúvidas sobre os métodos de medição utilizados pelo BCP, uma vez que, na prática, o encarecimento seria maior.

Miguel Abdón Saguier

Apontado como novo candidato do governo Lugo a ocupar a embaixada mais importante do serviço diplomático paraguaio (a do Brasil), o senador liberal Miguel Abdón Saguier afirmou, nesta quarta-feira (01), que não está em suas pretensões imediatas abandonar o trabalho como parlamentar para dedicar-se a outra função. “Não quero sair do país, sou um homem do Congresso e gosto do trabalho que faço como legislador”, afirmou Saguier, agradecendo, no entanto, pela menção a seu nome como candidato.

Frase do Dia

Mas, pergunto eu à nossa igreja, porque eu pertenço à Igreja Católica: por acaso sacerdotes não se infectaram com o vírus da aids? E a resposta é sim, já morreram sacerdotes católicos no Paraguai, infectados com o vírus da aids. E como foi que contraíram? E a resposta é: através da vida sexual - Nicolás Aguayo, diretor do Programa Nacional da Aids (PRONASIDA), do governo do Paraguai, em crítica à postura da Igreja Católica sobre o uso de preservativos e a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.