sábado, 4 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 04/12/10

Opções culturais

Como sugestão para o fim de semana, o Sopa Brasiguaia destaca dois espetáculos gratuitos na região fronteiriça. Em Foz do Iguaçu, na Praça do Mitre, o coral de Monges Beneditinos da Abadia da Ressurreição apresenta seu repertório, a partir das 20h30, dentro da programação do Natal das Cataratas. Também neste sábado (04), em Ciudad del Este, às 19h00 (hora local), no Centro Regional de Educação, 1,5 mil bailarinas participam de desafio alusivo ao Bicentenário da Independência e à maratona solidária Teleton.

Capacitação turística

A Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR) promoveu nesta sexta-feira (03), em Salto del Guairá, a quinta jornada de seu programa de capacitação com agentes de fronteira, como forma de melhorar o atendimento aos turistas e conscientizar sobre a importância do turismo para a geração de empregos e criação de novos negócios. Outro objetivo do trabalho, segundo o jornal La Nación, é reduzir os frequentes casos de corrupção envolvendo policiais, fiscais, agentes migratórios e funcionários públicos diversos.

Terras de Teixeira

Apesar de não haver confirmação oficial a respeito, o presidente Fernando Lugo teria deixado, antes de sua viagem à Argentina para participar da XX Cúpula Ibero-Americana, instruções específicas para que o instituto responsável pela reforma agrária no Paraguai inicie os trâmites para a compra, com verbas públicas, de 7.960 dos 22 mil hectares da estância administrada pelo brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira na região centro-norte do país, para a criação de um assentamento camponês. A oposição promete vetar.

Problemas na hidrovia

Por problemas na Argentina, onde sindicatos protestam contra a precariedade trabalhista na hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, continuam praticamente paralisadas as operações de importação ou exportação de cargas paraguaias pela via fluvial. Além de obrigar ao uso do caro transporte terrestre, o protesto já afeta o fornecimento de óleo diesel ao Paraguai, em situação que deve agravar-se nas próximas semanas. Até o momento, não há perspectiva de solução do conflito.

Interesse coreano

Empresários e representantes da agência de cooperação da Coreia do Sul reuniram-se, nesta sexta-feira (03), com o ministro paraguaio de Obras Públicas e Comunicações, Efraín Alegre, para demonstrar seu interesse nos planos de reativação da ferrovia paraguaia, atualmente, em completo estado de abandono (veja vídeo na coluna Hyperlink). A intenção dos coreanos é participar no processo de recuperação de antigos ramais e construção de novas vias voltadas, principalmente, ao transporte cargueiro.

Teleton 2010

Teve início nesta sexta-feira (03), com transmissão ao vivo pelos canais de televisão, a edição 2010 da maratona solidária Teleton Paraguay, cujo objetivo é arrecadar cerca de US$ 1 milhão, para a construção de um centro de reabilitação integral na cidade de Coronel Oviedo, capital do departamento (estado) de Caaguazú. A escolha da data coincide com as celebrações do Dia Internacional da Deficiência Física. A programação beneficente segue, de forma ininterrupta, até as 23h59 deste sábado (04).

Cúpula Ibero-Americana

Com a participação de chefes de estado e de governo dos países de língua espanhola ou portuguesa da Europa e da América, começou nesta sexta-feira (03), em Mar del Plata (Argentina), a XX Cúpula Ibero-Americana, com o objetivo de acentuar a integração e definir posturas comuns. Um dos assuntos mais debatidos nos corredores e conversas informais, porém, é o escândalo do vazamento de informações confidenciais da espionagem dos Estados Unidos. A próxima cúpula, em 2011, será no Paraguai.

Frase do Dia

É uma lição para que, daqui para a frente, os embaixadores passem telegramas com mais responsabilidade - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, sobre o vazamento de mais de 250 mil documentos confidenciais da diplomacia estadunidense, através do site WikiLeaks.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.