segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 06/12/10

Copa do Brasil

O gol sofrido em casa no jogo de ida da final da Copa do Brasil de Futebol Feminino fez toda a diferença. No último sábado (04), as meninas do Foz do Iguaçu Futebol Clube foram derrotadas por 1 x 0 pelo Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, e ficaram com o vice-campeonato da competição (no primeiro jogo, o placar havia sido de 2 x 1 para o Foz). Além da tristeza da derrota, as jogadoras da fronteira tiveram de enfrentar, também, problemas com a polícia local, que alegou agressão e desacato.

Volta ciclística

Terminou neste domingo (05), com a vitória do uruguaio Luis Martínez, a Volta Ciclística Bicentenário do Paraguai, que durante quatro dias, reuniu 38 ciclistas do Paraguai, do Brasil, da Argentina e do Uruguai, em itinerário que incluiu algumas das principais localidades e paisagens do país. A etapa final foi disputada na região de Pedro Juan Caballero, fronteira seca com o Brasil. Aos ciclistas e equipes melhores colocados, prêmios em valor superior a € 14 mil.

Maconha apreendida

Em ação realizada na madrugada de sábado (04), na PR-554, noroeste do estado, patrulheiros do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) interceptaram um veículo com placas de Jundiaí (SP), carregado com 580 quilos de maconha. De acordo com o BPRv, a droga estava espalhada pelo porta-malas e sobre os bancos do automóvel, sem nenhum tipo de cuidado para escondê-la. O motorista, ao perceber que estava sendo monitorado e tentar fugir da polícia, por pouco não colidiu o veículo.

Corpo decapitado

Policiais militares retiraram neste final de semana, das águas do Lago de Itaipu, um cadáver sem cabeça e em avançado estado de decomposição, boiando em uma área de remanso. O crime ocorreu na região de Guaíra e, estima-se, esteja relacionado aos constantes atritos entre diferentes bandos de traficantes e contrabandistas que atuam naquele trecho da fronteira. Sem qualquer sinal que o identifique, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Toledo.

Hegemonia colorada

Em duro golpe às intenções do governo de renovar as esferas judiciais, o Partido Colorado conseguiu, através de “manobras” junto ao conselho responsável pela escolha dos candidatos que concorrerão ao cargo de Procurador-Geral do Estado, indicar três juristas de extração colorada, no caso, Germán Torres, Edwar Irala e Javier Díaz Verón. Em reunião ocorrida neste fim de semana, membros da base governista anunciaram que solicitarão ao presidente Fernando Lugo que vete o trio indicado.

Greve geral

Caso o governo paraguaio não volte atrás em sua decisão de elevar em quase 10% o valor do litro do diesel (já em vigor), 12 sindicatos e organizações civis do país ameaçam com greve geral e tratoraço, previsto para ocorrer já na próxima semana. Na opinião dos manifestantes, o novo preço do diesel no país estaria superfaturado em pelo menos 4%, levando em consideração, entre outros fatores, a queda na cotação do dólar e as oscilações do petróleo nos principais mercados internacionais.

Frase do Dia

Não conheço nada, não li nada. Não conheço, está tudo em inglês, não entendo - David Choquehuanca, ministro das Relações Exteriores da Bolívia, ao ser questionado sobre sua posição a respeito da divulgação, através do site WikiLeaks, de 250 mil documentos confidenciais da diplomacia dos Estados Unidos, muitos deles, mencionando a Bolívia.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.