terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 07/12/10

Padre Reginaldo

Estará em Foz do Iguaçu, na noite de hoje (07), o padre católico Reginaldo Manzotti, que a partir das 20h30, comandará a programação do Natal das Cataratas no palco montado na Praça do Mitre. O evento inclui missa e o show Natal Solidário, que terá canções do repertório católico e músicas tradicionais das festas de final de ano. Como a expectativa de público é grande, as duas pistas da Avenida Jorge Schimmelpfeng estarão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos.

Protesto na Unioeste

Professores e funcionários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, farão uma paralisação, nesta terça-feira (07), para protestar contra o projeto de lei que prevê o aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais e a possibilidade de que tal cobrança incida sobre servidores aposentados. A manifestação é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná.

Atentado a tiros

O centro de Foz do Iguaçu foi palco, nesta segunda-feira (06), de um atentado a tiros efetuado por um desconhecido que abriu fogo contra um automóvel da marca Mercedes-Benz, estacionado em frente a um escritório de advocacia situado na Rua Jorge Samways. De acordo com testemunhas, o atirador, que estava a pé, correu rumo à Avenida Brasil e fugiu em uma motocicleta. Os motivos do atentado, que deixou apenas danos materiais no veículo, ainda são desconhecidos.

Pneus usados

O acúmulo de pneus descartados em terrenos baldios dos municípios do lado paraguaio da fronteira, é apontado por autoridades do setor de saúde pública como um dos maiores fatores de risco para a proliferação do mosquito da dengue com a chegada da nova estação estival. De acordo com o Diário Última Hora, em alguns bairros de Hernandarias, cidade que abriga a metade paraguaia da usina de Itaipu, 12 de cada 100 imóveis verificados continham larvas ou exemplares adultos do mosquito Aedes Aegypti.

Pista fechada

Sem-terras ligados à Federação dos Trabalhadores em Agricultura (FETAGRI), de Mato Grosso do Sul, bloquearam nesta segunda-feira (06) o trânsito de veículos pela BR-463, principal acesso brasileiro às cidades fronteiriças de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. O motivo do protesto (o segundo em pouco mais de dez dias) é o pedido de desapropriação de três fazendas pertencentes ao Grupo Paquetá, para a criação de assentamentos camponeses.

Custo de vida

A inflação oficial divulgada pelo Banco Central do Paraguai (BCP) é de pouco mais de 5%, porém, de acordo com o Diário Última Hora, nos 11 primeiros meses de 2010, o custo de vida de uma família-padrão já cresceu 18% nas principais cidades do país, no comparativo com o mesmo período de 2009. Entre os vilões, gastos com alimentação e, mais recentemente, com transporte, em função do aumento do diesel (combustível que move mais de 80% da frota do país) e o consequente reajuste nas passagens.

Frase do Dia

Sempre aconteceu - Edward Irala Rivas, candidato ao cargo de Procurador-Geral do Estado, sobre a influência do Partido Colorado para sua designação. Dos três candidatos selecionados pelo Conselho da Magistratura, todos possuem ou já tiveram vínculos com a antiga agremiação governista.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.