quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 08/12/10

Atentado em CDE

Coincidência? Assim como em Foz do Iguaçu, o noticiário policial de segunda-feira (06) foi marcado, em Ciudad del Este, por um atentado a tiros contra um veículo pertencente a uma advogada. De acordo com o Diário TN Press, a prejudicada foi a paraguaia Sonia Elizabeth Riveros Ferreira, cujo veículo encontrava-se estacionado em um posto de combustíveis em frente ao Fórum local. Tal como no atentado iguaçuense, ocorrido em plena rua Jorge Samways, a autoria e os motivos do ataque permanecem desconhecidos.

Goleiro Bruno

Acusado pelo assassinato da iguaçuense Eliza Samudio, o goleiro Bruno, ex-Flamengo, foi condenado a 4,5 anos de prisão, pelos crimes de cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal. Além de Bruno, um amigo do jogador, conhecido pela alcunha de “Macarrão”, recebeu pena de três anos de reclusão. A acusação principal, porém, ainda não foi apreciada pela Justiça, uma vez que, devido à ausência de cadáver, a morte de Eliza é tratada, apenas, como desaparecimento.

Porto franco

Oito meses após ter assinado o contrato de exploração dos silos de grãos do porto franco do Paraguai em Paranaguá, a empresa Gical conseguiu, finalmente, regularizar sua situação no Brasil e obter as licenças necessárias para a exploração do serviço. De acordo com o Diário Última Hora, a Gical, escolhida em polêmico processo licitatório, será a concessionária do principal porto paraguaio no exterior até o ano de 2020, prometendo repasse de no mínimo US$ 700 mil anuais aos cofres públicos do país.

Confusão em Hernandarias

Mario Castillo, prefeito eleito de Hernandarias, queixou-se publicamente, na última segunda-feira (06), da postura adotada pelo prefeito interino, Roberto Melgarejo, do Partido Colorado, de impedir o acesso da equipe de transição às repartições do município e negar-se a fornecer dados necessários ao planejamento da nova gestão. Desde abril de 2008, data em que o então prefeito, Andrés Retamozo, renunciou para tornar-se deputado, a prefeitura de Hernandarias encontra-se afundada em imenso caos administrativo.

Trégua eleitoreira

De olho em garantir-se como líder da aliança governista para as eleições presidenciais de 2013, o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), do vice-presidente Federico Franco, adotará, a partir de agora, uma atitude mais “conciliadora” em relação aos demais partidos que formam a base de apoio a Fernando Lugo. Entre os reflexos da decisão adotada pela diretoria do partido, um deles é a postura favorável à entrada da Venezuela no Mercosul, tal como defendido por Lugo e seus aliados esquerdistas.

Convenção colorada

Interessado em alterar os estatutos do Partido Colorado, para que possa candidatar-se à presidência da república em 2013, o empresário Horácio Cartes conseguiu sua primeira vitória com a decisão adotada pelo diretório, de convocar uma convenção extraordinária para o segundo sábado de janeiro de 2011. Entre os itens que serão debatidos, o que mais interessa a Cartes é a modificação do parágrafo que determina que, para candidatar-se a cargos majoritários pelo partido, são necessários dez anos de filiação partidária.

Frase do Dia

Se a catequese tivesse penetrado profundamente na alma do povo paraguaio, teríamos menos corruptos nos diversos campos - Monsenhor Claudio Giménez, bispo de Caacupé, sobre a corrupção enraizada no Paraguai e as falhas da Igreja Católica no processo de transmissão de seus preceitos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.