quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 09/12/10

Corrupção política

Entidades de todo o planeta recordarão, nesta quinta-feira (09), o Dia Internacional contra a Corrupção, mal que atinge países em todos os níveis de desenvolvimento e que torna-se mais grave, especialmente, nos lugares mais pobres, onde corruptos apropriam-se dos poucos recursos disponíveis. No Paraguai, a data é relembrada, desde ontem (08), com a realização do 1º Fórum de Luta contra a Corrupção, no qual Executivo e Judiciário assinarão um acordo de cooperação em prol da transparência.

Dança das cadeiras

Principal agremiação política da base governista, o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) está de olho em recuperar dois dos cargos mais importantes da estrutura estatal paraguaia: as diretorias das binacionais Itaipu (Brasil / Paraguai) e Yacyretá (Paraguai / Argentina), atualmente, nas mãos de um esquerdista e um colorado. O pedido do PLRA, confirmado por seu presidente, Blas Llano, é parte dos pacotes de negociação para a designação de embaixadores e cargos vacantes na estrutura do Judiciário paraguaio.

Cerveja per capita

Por ano, cada cidadão paraguaio bebe, em média, 41 litros de cerveja. Tal estatística, obviamente, é generalista e ignora a existência de menores de idade e de pessoas que não bebem, mas serve como interessante parâmetro para medir a popularidade da “loura gelada” no país. Na América do Sul, o maior consumo é o da Venezuela, onde cada cabeça bebe 89,95 litros de cerveja na média anual. No comparativo com 2008, o consumo de cerveja no Paraguai cresceu quase seis litros.

Brasileiro baleado

Um cidadão de nacionalidade brasileira faleceu, na última terça-feira (07), após ser baleado pelos marginais que invadiram sua residência na zona rural de San Alberto, município paraguaio vizinho ao Lago de Itaipu. De acordo com o Diário Última Hora, trata-se do agricultor Gerhard Sebaler, que chegou a ser socorrido e trazido a um hospital particular de Foz do Iguaçu, porém, não sobreviveu à gravidade do ferimento. Sebaler, ao que tudo indica, teria sido vítima de latrocínio (roubo seguido de homicídio).

Produtos piratas

O promotor Ángel Aveiro, do Ministério Público do Paraguai, apreendeu na última terça-feira (07), em um depósito do sétimo andar da galeria Jebai Center, cerca de mil controles para videogame PlayStation II, sob suspeita de falsificação. De acordo com o Diário Vanguardia, a mercadoria estava guardada no depósito de número 3.631, cujo proprietário ou locatário ainda não foi identificado. A galeria Jebai Center vem sendo, nas últimas semanas, alvo de constantes intervenções em busca de pirataria.

Aluga-se casas

A Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu, está em busca de casas para alugar. O objetivo, segundo a UNILA, é abrigar estudantes brasileiros e estrangeiros que devem desembarcar na cidade, em 2011, para preencher as novas vagas disponibilizadas pela instituição, que reserva 50% de seu quadro docente e discente a cidadãos dos demais países da região. Para saber como inscrever seu imóvel, envie um e-mail para moradiaestudantil@unila.edu.br.

Frase do Dia

Se a catequese tivesse penetrado profundamente na alma do povo paraguaio, teríamos menos corruptos nos diversos campos - Monsenhor Claudio Giménez, bispo de Caacupé, sobre a corrupção enraizada no Paraguai e as falhas da Igreja Católica no processo de transmissão de seus preceitos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.