sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 10/12/10

Destino premiado

O Destino Iguassu foi contemplado, pelo Ministério do Turismo, com 10 prêmios na cerimônia que destacou as melhores práticas turísticas do país no ano de 2010. Curiosamente, um dos prêmios concedidos à Terra das Cataratas foi na categoria acessibilidade, pelo trabalho "Transporte urbano adaptado - Foz do Iguaçu trafegando sobre a linha da inclusão social". O transporte coletivo de Foz do Iguaçu é, atualmente, um calvário para seus usuários cotidianos.

Voo inaugural

Chega às 07h40 de hoje (10), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o voo inaugural da companhia Webjet na fronteira, procedente de Porto Alegre. De Foz, a aeronave seguirá rumo a Belo Horizonte, estabelecendo novas opções de partida ou chegada para viajantes e moradores da região. A Webjet oferecerá voos, também, para Brasília e Curitiba, acirrando a disputa com as empresas aéreas que já atuam no mercado iguaçuense e, em tese, forçando os preços para baixo.

Alerta sanitário

O Ministério da Saúde alertou, na última quarta-feira (08), sobre a detecção de três casos de uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (o transmissor da dengue) e que, até então, jamais havia sido detectada no Brasil. De acordo com o ministério, trata-se da Febre Chikungunya, oriunda da Ásia e que afetou um carioca e dois paulistas, dois deles, com passagem recente pela Indonésia. Ao que tudo indica, porém, o vírus não conseguiu alastrar-se e, pelo menos por enquanto, a situação está controlada.

Fumo liberado

Senadores do Paraguai confirmaram, nesta quinta-feira (09), a aprovação da lei “antitabagismo”, que na opinião das autoridades do setor de saúde, seria, na verdade, um afrouxamento das regras atuais, patrocinado pela indústria tabacaleira. Atualmente, está proibido fumar em ambientes fechados no Paraguai, no entanto, com a nova lei, fica estabelecido o retorno dos “fumódromos”. Dirigentes políticos ligados ao Poder Executivo solicitarão ao presidente Fernando Lugo que vete a entrada em vigor.

Brasiguaios acusados

Apontados como responsáveis pelo assassinato do paraguaio Jhony Osmar Leith Prieto, em premeditado crime com fins de roubo, os brasiguaios Gilvacir Lopes, Jurandir Lopes e Lucineia Gresoski, esta última, utilizada como “isca”, foram indiciados pelo Ministério Público pelos crimes de homicídio doloso, extorsão agravada e formação de quadrilha. Por sua vez, Valdecir Nelo da Costa, Marcial Nelo da Costa e Helena Aparecida Gresoski foram indiciados por extorsão agravada e formação de quadrilha.

Venezuela no Mercosul

Informações ainda não confirmadas, surgidas no final da tarde de ontem (09), dão conta de que, após novo acordo entre bancadas, o pedido de ingresso da Venezuela ao Mercosul voltaria à pauta do Senado paraguaio para a sessão desta sexta-feira (10). Na quarta (08), Emilio Camacho, assessor-jurídico da Presidência da República, afirmou que o pedido seria retirado, em função de uma manobra orquestrada pelo Partido Colorado para pressionar a frente governista. Acompanharemos.

Frase do Dia

O culpado por isso não é quem divulgou, mas quem escreveu. Culpe-se quem escreveu essas bobagens - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, ao defender o fundador da organização WikiLeaks, Julian Assange, no caso em que 250 mil documentos confidenciais da diplomacia dos Estados Unidos foram vazados na internet através de seu site.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.