sábado, 11 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 11/12/10

Velocidade na Terra

Acontece neste final de semana, em Foz do Iguaçu, a última etapa da Copa Paraná de Velocidade na Terra, que será disputada no circuíto montado nas imediações do Terminal Turístico Três Lagoas, às margens do Lago de Itaipu. No total, cerca de 70 pilotos, divididos nas categorias Super Fórmula Tubular, Fórmula Tubular, Marcas Nacionais (Marcas N) e Kart Cross 2 Tempos e 4 Tempos, participarão das disputas de hoje (11) e amanhã (12). Os ingressos custam um quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo.

Lenda das Cataratas

A RPC TV exibirá na noite deste domingo (12), em seu programa Revista RPC, uma animação especial, em alta definição, sobre a “Lenda das Cataratas”. De acordo com o canal, a transmissão será específica para a região de Foz do Iguaçu, para comemorar o início das transmissões digitais do canal na cidade, ocorrido na última terça-feira (07). A “Lenda das Cataratas” conta a história da criação das Cataratas do Iguaçu, resultado do amor proibido entre o índio Tarobá e a índia Naipi.

Corpo incendiado

Policiais e bombeiros de Foz do Iguaçu verificaram, na noite de quinta-feira (09), mais um bárbaro crime ocorrido na periferia da cidade. No porta-malas de um veículo abandonado e incendiado nas imediações do Jardim São Paulo, havia um corpo de um indivíduo do sexo masculino, parcialmente carbonizado e com inúmeras marcas de agressões ao longo do corpo. A vítima fatal, de apenas 21 anos, foi identificada como Márcio Bortolin, sem antecedentes policiais. A investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios.

Acidente na estrada

Em trágico acidente ocorrido no final da tarde de quinta-feira (09), nas imediações de Cianorte, um Voyage com placas de Londrina, cujos quatro ocupantes retornavam a Londrina após compras na cidade paraguaia de Salto del Guairá, foi atingido por um Golf cujo motorista fez uma manobra imprudente e acabou por invadir a pista contrária. Renan Sussumo Saito, passageiro do Voyage, faleceu em razão dos ferimentos recebidos. Os outros três ocupantes, felizmente, passam bem.

Faltando grana

Moradores de Puerto Iguazú, município argentino da Tríplice Fronteira, estão preocupados com a falta de dinheiro nos caixas automáticos e bancos da cidade. Um dos motivos, segundo o portal La Voz de Cataratas, é a própria escassez de moeda corrente em território argentino, provocada pela falta de coordenação do Banco Central e por atrasos na impressão de novos bilhetes de P$ 100,00. Outros faltantes que volta e meia afligem os moradores da fronteira referem-se a combustíveis e gás de cozinha.

Votação adiada

Tal como previsto, a votação do pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul não foi analisado pelo Senado paraguaio em sua sessão extraordinária desta sexta-feira (10). Desta maneira, a menos que um “milagre” aconteça, a Venezuela chegará a uma nova cúpula semestral do bloco regional com as mãos abanando, uma vez que sua efetivação no Mercosul depende, apenas, da aprovação do parlamento do Paraguai. Brasil, Argentina e Uruguai já deram seu aval à entrada do país caribenho.

Frase do Dia

Os políticos são uma quadrilha organizada para roubar. Para estar aí, é preciso ter cintura política, saber mentir, manter a calma, não apertar demais a lei, amolecer um pouco aqui e ali [...] O perigo de escolher as pessoas que mais distribuem dinheiro, está em colocar contrabandistas, narcotraficantes, ladrões de colarinho branco e todos aqueles que têm a política como profissão - Monsenhor Zacarías Ortiz Rolón, bispo de Concepción e Amambay, em duras ponderações sobre os políticos do Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.