segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 13/12/10

Princípio de incêndio

Susto em Ciudad del Este, com o princípio de incêndio registrado no último sábado (11), em uma churrascaria do Km 5,5 da Ruta Internacional VII, no momento em que universitários celebravam sua graduação no local. De acordo com o Diário Vanguardia, o fogo foi controlado pelos próprios trabalhadores do estabelecimento, que utilizaram extintores para afastar o perigo. Bombeiros Voluntários verificaram a segurança do edifício e descartaram sua interdição.

Morte na Vila Borges

Um trabalhador informal identificado como Osmar Nunes de Oliveira, 30, foi assassinado na própria casa, na noite de sábado (11), na periferia de Foz do Iguaçu, com seu corpo tendo sido achado ao lado de caixas contendo mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Relatos de testemunhas dão conta de que Oliveira estava na casa, em companhia de um amigo, quando outros dois indivíduos chegaram ao local e abriram fogo. A vítima fatal tinha antecedentes policiais.

Brasileiro assassinado

Em violento episódio ocorrido na tarde de sábado (11), na estrada que liga a cidade paraguaia de Concepción à região de fronteira seca, duas pessoas foram executadas por pistoleiros que, devido à ausência de testemunhas, permanecem desconhecidos. De acordo com o jornal ABC Color, uma das vítimas é o brasileiro Dourival Ramos dos Santos, 36, enquanto que, o segundo infortunado, é o paraguaio Rosalino Dally Gómez. A autenticidade dos documentos de Santos está sendo averiguada.

Venezuela no Mercosul

O conjuntural pacto entre as bancadas do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), base de apoio ao governo, e da União Nacional dos Cidadãos Éticos (UNACE), do general aposentado Lino Oviedo, pode levar à inclusão na pauta do Senado, para a sessão de amanhã (14), da votação do pedido de ingresso da Venezuela ao Mercosul. O objetivo, caso haja maioria, é confirmar o país de Hugo Chávez como quinto membro do bloco regional ainda antes da cúpula marcada para esta semana em Foz do Iguaçu.

Partilha de cargos

Como parte do mesmo “pacote”, que já resultou na nomeação de dois ministros da Corte Suprema de Justiça (CSJ) e do novo membro do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), o acordo PLRA/UNACE serviria, também, para a escolha do novo titular da Controladoria-Geral da República (CGR), oferecida pelas agremiações governistas ao partido liderado por Lino Oviedo. Com um oviedista na CGR, evitaria-se, desta maneira, que o organismo caia nas mãos do Partido Colorado.

Convenção colorada

O diretório do Partido Colorado decidiu, na última sexta-feira (10), modificar a data da convenção extraordinária convocada para debater alterações no estatuto partidário. De acordo com o jornal La Nación, ao invés de 08/01, a nova data é o dia 15/01. Entre os pontos em análise, destaque para o pedido de alteração do artigo que determina que, para candidatar-se pelo partido para cargos majoritários, é necessário ter, pelo menos, dez anos de militância interna.

Frase do Dia

Sempre afirmamos que há dívidas sociais históricas no país. Sem dúvida, uma delas é quanto a habitação, os dados dizem que o déficit habitacional é de 800 mil casas no país e com isso creio que, como costumamos dizer, nem Mandrake poderá solucionar este déficit histórico - Fernando Lugo, presidente do Paraguai, sobre o déficit habitacional do país.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.