quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 15/12/10

Indígenas trasladados

Atendendo a pedidos de comerciantes e moradores do entorno, que queixavam-se da violência e de problemas como o tráfico de drogas e a prostituição de menores, cerca de 30 famílias indígenas que estavam acampadas nas imediações da rodoviária e do maior colégio público de Ciudad del Este foram trasladados às suas comunidades de origem nesta terça-feira (14). O período de “trégua”, no entanto, deve ser curto. Tradicionalmente, tão logo termine a cesta básica, os indígenas retornam à região fronteiriça.

Acidente fatal

O trevo da Avenida Costa e Silva com a BR-277, à entrada de Foz do Iguaçu, foi cenário, na noite de segunda-feira (13), de um brutal acidente de trânsito, no qual o motociclista Jonatas Souza de Lima, 26, foi esmagado por um caminhão com placas de Curitiba. A colisão ocorreu na pista da Avenida Costa e Silva, no sentido Centro / BR-277. A desfiguração do cadáver foi tamanha que a identificação só foi possível graças a um crachá e a documentos portados pela vítima fatal.

Louco da antena

Sim, ele voltou! Quatro anos depois de sua primeira “aventura” nas alturas, o paraguaio Sebastián Romero, 65, pendurou-se nesta terça-feira (14) no alto da antena instalada no terraço do Hospital Central do Instituto de Previdência Social (IPS), em Asunción. Por telefone, Romero, que jogou uma carta do alto da torre, afirmou que só desceria do local quando conseguisse falar com o presidente Fernando Lugo, para denunciar a precariedade da saúde pública. Mesmo sem atingir o objetivo, Romero foi convencido a descer.

Hortênsia na TV

Famosa por processar Fernando Lugo pela suposta paternidade de um menino de dois anos (desmentida após exames de DNA), a dirigente social Hortênsia Damiana Morán estreou nesta terça-feira (14) na telinha da tv e nas ondas do rádio, com o programa “Con Doble Acento”, emitido pelo Canal 7 de Yaguarón (cabo) e pela rádio Yaguarón FM. A qualidade do programa de estreia, no qual Morán conduziu entrevistas, foi duvidosa, porém, a audiência e a repercussão na imprensa foram garantidas.

Lavagem de dinheiro

O Paraguai assumirá, nesta quarta-feira (15), a presidência temporária do Grupo de Ação Financeira Internacional contra a Lavagem de Dinheiro na América do Sul (GAFISUD), organismo regional criado para dificultar o uso do continente para atividades financeiras ilícitas. De acordo com a agência pública IP Paraguay, a cerimônia de posse sera no Palácio San Martín, em Buenos Aires, e contará com a presença do presidente Fernando Lugo.

Educação Cívica

O Paraguai é o penúltimo colocado do continente no que refere-se a Educação Cívica e Cidadã. É o que revela um relatório apresentado na última segunda-feira (13), em Asunción, que coloca os estudantes paraguaios da 1ª à 9ª série na vice-lanterna quanto aos conceitos que norteiam a vida democrática e a defesa dos direitos humanos. Dos 3.399 estudantes analisados, 38,5% não demonstraram capacidade, sequer, para a resolução das perguntas básicas. Para saber mais sobre o estudo, clique aqui.

Frase do Dia

Minha amizade de mais de 38 anos com o presidente não vai afetar minha independência no momento de ditar as decisões judiciais - Luis María Benítez Riera, novo membro da Corte Suprema de Justiça (CSJ) do Paraguai, sobre seu relacionamento pessoal com o presidente Fernando Lugo.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.