quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 16/12/10

Transporte coletivo

Se a justiça não vetar, começam a operar na próxima quarta-feira (22) as novas empresas do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, sob a tutela do Consórcio Sorriso, vencedor da licitação realizada no mês de setembro. As mudanças mais sensíveis, porém, serão sentidas a partir de 14/01, quando cerca de 20 das atuais 44 linhas serão suprimidas pelo novo plano diretor, que promete, em compensação, maior abundância de ônibus nos itinerários remanescentes e menor tempo de espera nos pontos.

Morte do advogado

Ser advogado é uma profissão cada vez mais perigosa na região fronteiriça. Na semana passada, um advogado de Foz do Iguaçu e uma de Ciudad del Este tiveram seus carros crivados de balas por desconhecidos. Nesta quarta-feira (15), por sua vez, o advogado paraguaio Fulgencio Martínez, 50, foi morto com dois tiros no bairro El Trigal III, da cidade de Hernandarias. O crime ocorreu por volta das 03h30 (hora paraguaia), após discussão entre a vítima e dois “compadres”.

Atleta dopado

Em comunicado oficial divulgado na última terça-feira (14), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) informou que o atleta Márcio dos Santos Matos, corredor, foi flagrado no exame antidoping durante a disputa da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. De acordo com a CBAT, Matos, que ficou na 8ª colocação, usou a substância isometepteno, que poderia influenciar, ilicitamente, em seu rendimento físico. Por não ter antecedentes, o fundista foi apenas advertido e desclassificado de sua colocação.

Escândalo no TSJE

Está cada vez mais podre o escândalo em que 12 funcionários comissionados no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), do Paraguai, foram denunciados como “fantasmas” na cidade de Luque, região metropolitana de Asunción. A denúncia salpica, diretamente, o presidente do Congresso paraguaio, senador Oscar González Daher, que nega ter tido influência nas nomeações. Internamente, comenta-se que a denúncia seria uma represália colorada ao senador por atuar, supostamente, a favor do governo.

Lugo x balança

Durante seu tratamento contra o câncer, ao invés de emagrecer, o presidente Fernando Lugo ganhou pelo menos dez quilos. Foi o que revelou, nesta quarta-feira (15), o médico Alfredo Boccia, confirmando a impressão de que Lugo anda meio “cheinho”. Uma vez livre das restrições médicas, o presidente paraguaio voltará a praticar exercícios e, espera-se, perderá parte do peso adquirido. A aparência de Lugo deve melhorar, também, com a volta da cabeleira e da barba característica.

Aldo Bobadilla

Contratado pelo Corinthians e mantido no banco durante quase toda a sua estadia, o goleiro da seleção paraguaia de futebol, Aldo Bobadilla, informou nesta quarta-feira (15) que está deixando o clube brasileiro para retornar à Colômbia, onde jogava, anteriormente, no Independiente Medellín. O novo time de Bobadilla, porém, será o Atlético Júnior, dirigido pelo argentino Oscar Quintabani. No Atlético Júnior, o goleiro espera recuperar a titularidade e demonstrar seu reconhecido talento.

Frase do Dia

Há 20 anos de sua fundação, o Mercosul passou de ser um bloco estritamente comercial a um fenômeno mais completo, com aspectos políticos, sociais e culturais cada vez mais importantes - Agustín Colombo, diplomata argentino, sobre a importância do Mercosul no contexto regional sulamericano.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.