sábado, 18 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 18/12/10

Mais um aumento

Depois da tarifa urbana e metropolitana de Asunción e Ciudad del Este, agora é a vez do reajuste nas passagens dos itinerários de média e longa distância no Paraguai. Nesta sexta-feira (17), o conselho da Direção Nacional de Trânsito (DINATRAN) encaminhou à apreciação do presidente Fernando Lugo proposta de reajuste que varia de 23% a 27%, que tornará as viagens internas mais caras, justamente, em um dos períodos de maior movimentação de passageiros. O principal argumento é o reajuste do diesel.

Turma da Mônica

Conhecidos de dez em cada dez crianças brasileiras, os personagens da Turma da Mônica podem chegar, também, aos leitores mirins de Paraguai, Argentina e Uruguai. Esta é a ideia do cartunista Maurício de Sousa, que com apoio financeiro da binacional Itaipu e do Governo Federal, editou a cartilha “Amizade Sem Fronteiras”, lançada na última quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, durante a Cúpula do Mercosul. O próximo passo é editar as revistas da Turma em espanhol e guarani, com a inclusão de personagens locais.

Protesto invisível - I

Em protesto que quem tinha de ver não viu (local mal escolhido), cerca de 600 pessoas manifestaram-se, à entrada de Itaipu (lado paraguaio), para reivindicar a recontratação de funcionários demitidos em 2008, nos primeiros meses do governo de Fernando Lugo. Na ocasião, Carlos Mateo Balmelli, então diretor paraguaio, afirmou que os mesmos teriam sido contratados com critérios partidários e não tinham qualquer função na entidade. Fernando Lugo, que esteve na usina nesta sexta-feira (17), não passou pelo piquete.

Protesto Invisível - II

Outro protesto que ninguém viu foi o das centrais sindicais que reuniram cerca de 50 pessoas em frente à Casa do Migrante, na Vila Portes, para reivindicar a adoção de medidas que garantam o respeito integral aos direitos dos trabalhadores que migram de um país a outro e, muitas vezes, ficam desamparados por conta de lacunas nas legislações nacionais. O manifesto, que contou com a participação de sindicalistas brasileiros e estrangeiros, tinha como objetivo chamar a atenção das autoridades presentes na fronteira.

Traslado de indígenas

A Polícia Nacional do Paraguai traladou à força cerca de 50 indígenas acampados nas imediações do maior colégio público de Ciudad del Este, em ação ocorrida nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (16). O motivo da intervenção policial foi a resistência de alguns dos nativos, que recusavam-se a sair do local e retornar às suas comunidades de origem. No início desta semana, um outro grupo de índios, acampado em uma área invadida próxima à Rodoviária, foi igualmente “devolvido” às suas aldeias.

Ordem na casa

Protagonista de uma disputa de mais de dois anos para assumir a prefeitura de Hernandarias, o vereador e sucessor legítimo do então prefeito Andrés Retamozo, Blas Leguizamón, teve seus intentos frustrados por controvertidas ações judiciais obtidas pela também vereadora Carmen Alvarez, que perpetuou-se como interina no cargo até licenciar-se para tentar a “reeleição”. Na última quinta-feira (16), após nova medida judicial, Leguizamón reassumiu a prefeitura. O atual mandato, porém, termina neste domingo (19).

Frase do Dia

O Mercosul não é um convento, não é um encontro de freiras. É um encontro de chefes de Estado, de países soberanos, que sempre vão ter divergências. Sempre haverá um país com interesses diferentes do outro, não tentando prejudicar o outro, mas defendendo a sua soberania e o seu interesse de desenvolver o seu país - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, sobre as divergências internas entre os sócios do principal bloco sulamericano.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.