segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 20/12/10

Salários atrasados

Funcionários da prefeitura de Ciudad del Este denunciaram, na semana passada, que estão com os salários atrasados desde outubro e, em alguns casos, desde o mês de setembro, em situação que põe em risco a economia familiar e faz com que os prejudicados tenham graves dificuldades para saldar seus compromissos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (SITRAMUCDE), os primeiros inconvenientes começaram em julho, em coincidência com o período eleitoral no país.

Brasiguaios farsantes

Tranquilo Favero é conhecido, no Paraguai, pela alcunha de “Rei da Soja”, por ser um dos homens mais ricos e com maior quantidade de terras em todo o país. A fama do sobrenome Favero está sendo usada, por falsários, para cometer golpes e artimanhas em diversas localidades do país. De acordo com o jornal ABC Color, em um dos casos, um indivíduo que disse ser Irineu Favero, irmão de Tranquilo, tentou dar o golpe em uma imobiliária de Asunción, para a compra de um terreno. A polícia está apurando as denúncias.

Melhor da América

Comandante da seleção paraguaia de futebol na vitoriosa campanha que levou a equipe às quartas-de-final da Copa do Mundo, o argentino Gerardo “Tata” Martino é um dos candidatos ao prêmio de melhor treinador da América, oferecido, anualmente, pelo jornal El País, do Uruguai. Além de Martino, outros nomes que figuram na lista são os argentinos Marcelo Bielsa, Edgardo Bauza e Alejandro Sabella, o uruguaio Oscar Tabárez e os brasileiros Mano Menezes e Muricy Ramalho.

Celulares proibidos

A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, na semana passada, o projeto de lei que determina a proibição do uso de celulares e dispositivos portáteis que tenham câmeras ou equipamentos para a captura de imagens, durante a permanência do eleitor na cabine de votação. O objetivo é evitar a nova “manha” para a compra de votos no país, na qual o eleitor, para receber o dinheiro combinado, precisa tirar uma foto da cédula de papel devidamente preenchida. A matéria segue, agora, para o Senado.

Viver no limite

Eles vivem no limite (da imbecilidade). Neste sábado (18), o Diário Vanguardia trouxe a fotografia de dois motoqueiros que deslocavam-se pela Ruta Internacional VII, em Ciudad del Este, a mais de 80 Km/h, com capacete apenas parcialmente colocado, gelo e duas garrafas de cerveja, uma para cada um. Sem o maior pudor ou temor a provocar acidentes, os indivíduos enchiam a cara com a moto em movimento. Motoristas que deslocavam-se pela mesma pista buzinavam para demonstrar sua reprovação.

Censo argentino

Puerto Iguazú, com um total de 81.215 habitantes, é o terceiro município mais populoso da província argentina de Misiones, conforme dados coletados no censo realizado em novembro e divulgados na semana passada. Tal número inclui os núcleos urbanos de Puerto Iguazú, Wanda, Puerto Libertad e demais distritos situados na área vinculada a Iguazú, o que não significa, portanto, que a cidade de Puerto Iguazú, que tem pouco mais de 30 mil, abrigue os mais de 80 mil moradores contabilizados.

Frase do Dia

Se 1% de tudo o que dizem de mim é certo, eu não entraria na política - Horácio Cartes, empresário e virtual candidato do Partido Colorado nas eleições de 2013, sobre as acusações de que teria vínculos com o narcotráfico e teria enriquecido às custas de atividades ilícitas.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.