terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 21/12/10

Audiência adiada

Ficou para o dia 10 de fevereiro de 2011, às 09h00, a audiência que pode definir o futuro do brasileiro Jarvis Pavão e do paraguaio Carlos Antonio Caballero (Capilho), ambos, presos no Paraguai desde dezembro de 2009 e requeridos pela justiça brasileira sob múltiplas acusações de envolvimento com o tráfico de entorpecentes e armamentos. Antes de ser preso, Pavão era considerado um dos maiores traficantes do Paraguai, enquanto que, Capilho, um dos líderes do grupo PCC na região de fronteira seca.

Brasileiros denunciados

Polêmica em Puerto Guaraní, extremo norte do Paraguai, com a denúncia de que empresários brasileiros, proprietários de grandes extensões de terras, estariam expulsando as famílias paraguaias residentes há décadas no local. “Eles nos perseguem e nos ameaçam, querem que saiamos de nossas terras, que ocupamos há 43 anos”, denunciou Alicia Garcete, proprietária de uma estância sobre a qual pesa um impasse jurídico, denunciando intimidações como a queima de barracões e o bloqueio de estradas rurais.

Camponês desaparecido

Já em Itakyry, região do Lago de Itaipu, um dirigente camponês identificado como Matías Guanes, presidente de uma comissão de moradores na localidade de Chino Kué, encontra-se desaparecido desde o último final de semana, após ter recebido inúmeras ameaças de morte por parte de fazendeiros donos de extensões de terras nas proximidades. De acordo com o Diário Vanguardia, a moto de Guanes foi encontrada abandonada em uma estrada rural.

Expansão do Mercosul

Embora ainda não tenha resolvido, sequer, seus problemas internos ou o pedido de ingresso da Venezuela, o Mercosul está mirando à adesão de cinco novos sócios: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio. Na opinião de Lula, com a incorporação dos demais países do continente, será possível fortalecer o processo de integração e ter ainda mais força para negociar com blocos como a União Europeia.

CFC's suspensos

O DETRAN do Paraná anunciou, na semana passada, a suspensão de 49 centros de formação de condutores (vulgo auto-escolas) em todo o estado, por conta de problemas detectados após denúncias de irregularidades ou vistorias realizadas pelo órgão para o controle da qualidade do ensino oferecido. Um dos locais suspensos, precisamente, fica em Foz do Iguaçu, cidade cujos aspirantes a motoristas questionam, há tempos, a existência de uma suposta “máfia” entre instrutores e funcionários do DETRAN.

Estranho homicídio

A Polícia Civil de Foz do Iguaçu investiga o achado, na manhã desta segunda-feira (20), do cadáver de um indivíduo de nacionalidade sérvia, “desovado” em uma área pouco transitada nas imediações do Distrito Industrial. Sem registro de ingresso ao país, Alexander Nestorov, de 39 anos, foi espancado e enforcado por seus agressores, que não usaram nenhum tipo de arma para assassiná-lo. No passaporte, carimbos mostrando a passagem por postos fronteiriços da Argentina e do Paraguai.

Frase do Dia

Creio que houve um cansaço de manter e escutar o Pinóquio contando suas verdades, presumo, é que nós também nos cansamos que, ante as evidencias de superfaturamento, ele nos contasse uma explicação que variava em cada ocasião - Óscar Germán Latorre, advogado de Salvador Cabañas, sobre a renúncia dos advogados que defendiam o empresário José María González, acusado de milionária fraude contra o camisa 10 paraguaio.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.