quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 22/12/10

Mudança de planos

A multinacional Pure Circle mudou de ideia quanto a seus planos originais de construir uma fábrica para a industrialização da stévia (erva paraguaia mais doce que a cana) no departamento (estado) de San Pedro. Por conta da insegurança e das melhores condições oferecidas, mais ao sul, no departamento de Itapúa, a empresa anunciou que sua unidade local, que demandará investimento de US$ 20 milhões, será erguida na região de Bella Vista Sur ou Capitán Meza, a cerca de 250 quilômetros da Tríplice Fronteira.

Comunistas em fúria

O Partido Comunista Paraguaio (PCP) comunicou nesta terça-feira (21) sua ruptura oficial com o governo de Fernando Lugo, em decisão que, em termos de “massa política”, não significa grande coisa, uma vez que os comunistas paraguaios sequer contam com representação parlamentar. Os temores dos analistas, porém, é de que a decisão do PCP seja emulada por outros grupos e movimentos de esquerda que formam parte da Frente Guazú, aliança que, nas eleições municipais de novembro, alcançou expressivo resultado.

Prima-problema

O presidente paraguaio pode enfrentar problemas, também, devido à sua polêmica prima Eudocia Lugo, que após liderar protestos na Ponte da Amizade e cobrar por serviços gratuitos a aposentados, voltou ao noticiário nesta quarta-feira (22) por encabeçar uma suposta tentativa de desalojamento de agricultores paraguaios e brasileiros residentes em um imóvel do município de Domingo M. de Irala, ao sul de Ciudad del Este. Para saber mais sobre a nova “estripulia” da prima-problema, clique aqui.

Saia-justa presidencial

O presidente Fernando Lugo reuniu-se, nesta terça-feira (21), com lideranças camponesas que foram até o Palácio de López reivindicar a compra do imóvel pertencente ao brasileiro Ulisses Teixeira, no centro-norte do Paraguai, para a instalação de uma colônia agrícola. Entre os presentes, estava o líder esquerdista José Rodríguez, que apesar de contar com ordem de detenção, passou livremente pela segurança do palácio. À saída do encontro e somente devido à pressão da imprensa, Rodríguez foi detido.

Representante diplomático

Derrotado nas eleições internas do Partido Colorado e impossibilitado de concorrer a um novo mandato, o agora ex-prefeito de San Alberto, Romildo Maia, ganhou de presente do governo brasileiro o cargo de representante do Itamaraty junto à numerosa comunidade brasiguaia residente na porção leste do país. De acordo com o Diário TN Press, que estampa uma foto de Maia abraçado com Lula, a nomeação ocorreu no último dia 04. Foram escolhidos, também, outros dois brasileiros residentes no Paraguai e um no Suriname.

Fraude eleitoral

Segundo colocado nas eleições para a prefeitura de Asunción, o Partido Pátria Querida (PPQ) apresentou imagens que mostram o descarado processo de compra de votos praticado, segundo os denunciantes, por operadores do Partido Colorado, que emplacou o deputado Arnaldo Samaniego como novo prefeito da cidade. A denúncia foi acompanhada de críticas à Justiça Eleitoral paraguaia e à Organização dos Estados Americanos (OEA), cujos observadores, no entender do PPQ, seriam “cegos, surdos e mudos”.

Frase do Dia

Creio que houve um cansaço de manter e escutar o Pinóquio contando suas verdades, presumo, é que nós também nos cansamos que, ante as evidencias de superfaturamento, ele nos contasse uma explicação que variava em cada ocasião - Óscar Germán Latorre, advogado de Salvador Cabañas, sobre a renúncia dos advogados que defendiam o empresário José María González, acusado de milionária fraude contra o camisa 10 paraguaio.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.