quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 23/12/10

Advogado em fúria

Recluído na Penitenciária Regional de Ciudad del Este sob acusação de envolvimento com uma quadrilha que clonava cheques do Instituto de Previdência Social (IPS) do Paraguai, o advogado Crispín Villalba virou o centro do noticiário, na manhã desta quinta-feira (23), ao subir a uma caixa d'água com 12 metros de altura e ameaçar pular caso seu processo continue “encalhado” nas intermináveis gavetas judiciais. Trajado com terno e gravata, Villalba, munido de celular e tererê, promete ficar lá o tempo que for necessário.

Pulseiras piratas

Em vistorias realizadas em diversos depósitos e estabelecimentos comerciais de Ciudad del Este, o Ministério Público do Paraguai determinou a apreensão de cerca de 20 mil unidades das pulseiras “Power Balance”, sob suspeita de falsificação. De acordo com o Diário Vanguardia, os procedimentos tiveram lugar nas galerias Barcelona, Jebai Center e Zuny, bem como em um depósito da firma Nave Informática. As pulseiras serão submetidas à análise de peritos para determinação de sua originalidade.

Desleixo na prainha

Era só o que faltava! Em matéria difundida nesta quarta-feira (22), a Rádio Cultura AM informou que o Terminal Turístico de Três Lagoas, a popular “prainha” de Foz do Iguaçu, está sem salva-vidas para socorrer os banhistas em caso de emergência. A situação é a mesma, também, em Santa Terezinha de Itaipu, onde segundo o Corpo de Bombeiros, não houve cumprimento das exigências de segurança feitas pela corporação. No caso iguaçuense, a prefeitura diz desconhecer quais exigências teriam sido descumpridas.

Insegurança nas estradas

Em quatro dias, três assaltos a ônibus na região de Maringá, dois deles, com destino a Foz do Iguaçu. De acordo com o Diário do Norte do Paraná, o saldo é de 3 x 0 a favor da criminalidade, uma vez que, em nenhum dos casos, os delinquentes foram localizados ou, o dinheiro das vítimas, recuperado. Uma das justificativas da Polícia Civil para a ineficiência é a “burocracia das empresas” assaltadas, que demorariam para entregar a lista de passageiros, nos casos em que os assaltantes viajam infiltrados no próprio ônibus.

Fraude no Olimpia

Eduardo Delmás foi derrotado por Marcelo Recanate na disputa pela presidência do Olimpia, tradicional clube do futebol paraguaio. Antes de deixar o cargo, no entanto, Delmás teria adotado, com o apoio de conselheiros que respaldavam sua gestão, medidas destinadas a prejudicar a seguinte administração, assegurando, ainda, o recebimento de percentuais de dinheiro em transações futuras e eventos realizados no Estádio Manuel Ferreira. Para saber mais sobre a denúncia feita pela nova diretoria, clique aqui.

Confusão na Câmara

Com maioria de dois terços na Câmara Municipal de Ciudad del Este, o Partido Colorado impôs seu candidato, o vereador Alberto Rodríguez, na eleição para a presidência da casa de leis. A escolha de Rodríguez, no entanto, trouxe descontentamento aos partidários do também colorado Nery Jara, vereador que encabeçou a chapa do partido nas eleições municipais de novembro. A expectativa era de que Jara fosse o escolhido para comandar o Legislativo, algo que, finalmente, acabou não ocorrendo.

Frase do Dia

Se trabalho, estou fazendo campanha; se não trabalho, sou um folgado. Se é assim, agora estou fazendo campanha - Federico Franco, vice-presidente do Paraguai, ao justificar sua presença em um ato público na região de Paraguarí e ironizar as constantes críticas de seus adversários políticos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.