segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 27/12/10

Confusão nas prainhas

O feriadão de Natal foi de muita procura e confusão nas prainhas artificiais do Lago de Itaipu. Em Entre Rios do Oeste, um homem de 33 anos morreu afogado enquanto nadava. Em Santa Helena, dois jovens morreram em um acidente de moto e um homem de 40 anos foi ferido com um espeto após discutir com rapazes que soltavam bombinhas. No lado paraguaio da fronteira, foram dois afogamentos: um no rio Acaray, em Hernandarias; e outro no rio Paraná, em Presidente Franco.

Movimento frenético

Não foi só na Ponte da Amizade que o movimento esteve em alta nos últimos dias. Na ponte San Roque González de Santa Cruz, que liga a cidade argentina de Posadas à paraguaia Encarnación, números da Direção de Migrações da Argentina revelam média de quase 30 mil pessoas fazendo a travessia fronteiriça diariamente. Além do movimento de compristas, emigrantes paraguaios, residentes na Argentina, contribuem com as estatísticas ao retornarem às suas cidades de origem para as festas de fim de ano.

Segurança reforçada

Produtores que cultivam terras no município paraguaio de San Rafael del Paraná, extremo-sul do Paraguai, solicitaram à justiça um amparo para garantir que o plantio ocorra sem maiores incidentes. Na propriedade pertencente ao paraguaio César Javier Zavala Serrati, por exemplo, o conflito é entre funcionários da fazenda e indígenas da comunidade Makutinga, que tentam impedir o preparo da nova safra. Em outros pontos de San Rafael e arredores, o problema é com camponeses radicalizados.

Marasmo total

Sem grana para pagar salários e 13º. Esta é a situação da prefeitura de Hernandarias, assumida pelo liberal Mario Castillo, no último dia 20, após mais de dois anos de disputas fratricidas entre vereadores colorados que disputavam, no tapa e nos tribunais, o direito de suceder o prefeito renunciante Andrés Retamozo. Segundo a equipe do novo prefeito, uma das medidas que terá de ser adotada é o corte de funcionários, com revisão do organograma e afastamento de todos aqueles que não tenham funções indispensáveis.

Hipocrisia presidencial

O jornal La Nación divulgou em sua edição online, neste final de semana, comunicado atribuído a Juan Arrom, militante esquerdista refugiado no Brasil, qualificando o presidente Fernando Lugo de “hipócrita e imoral” e de “governar para a direita, transnacionais e imperialistas”. A reação de Arrom deve-se à detenção do dirigente camponês José Rodríguez, que na opinião do exilado, “obedece a uma clara política de criminalização do movimento popular e revolucionário do Paraguai”.

Casamento presidencial

Abordada pelo Diário Popular enquanto passeava com seu pequeno no município de Areguá, Viviana Carrillo, mulher que tem um filho (reconhecido) com o presidente Fernando Lugo, disse que logo após completar 30 anos, irá finalmente casar-se. Na conversa, Carrillo manteve o mistério e não revelou o nome do escolhido, porém, uma das possibilidades é o próprio presidente paraguaio, que em 2013 já terá terminado seu mandato de cinco anos.

Frase do Dia

Acusaram-me de violar a Constituição por ter sentado-me durante 30 segundos como presidente do Partido Colorado. Hoje, a violação à Constituição transformou-se na missa diária dos governistas - Nicanor Duarte Frutos, ex-presidente do Paraguai e antecessor de Fernando Lugo, em polêmica entrevista ao jornal La Nación em sua edição de domingo (26).

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.