terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 28/12/10

Cooperação taiwanesa

De olho em continuar a contar com o decisivo apoio paraguaio para a manutenção de seu status de independência, o governo de Taiwan anunciou que colaborará, até o final do atual mandato presidencial (que vai até agosto de 2013), com US$ 71 milhões para o desenvolvimento de projetos que sejam de interesse do Paraguai. Para manter-se independente da China continental, Taiwan depende do reconhecimento de terceiros países. Na América do Sul, o único aliado taiwanês é o Paraguai.

Pedido de relatório

Deputados paraguaios solicitaram à binacional Yacyretá (Paraguai / Argentina) informações sobre o cronograma do chamado “Plano de Terminação de Yacyretá”, que prevê a construção de diques laterais e a realização de obras complementares, com o objetivo de elevar, até 2012, o atual nível do reservatório da hidrelétrica à definitiva cota de 83 metros acima do nível do mar. Na margem paraguaia do rio Paraná, são vários os trabalhos pendentes e, muitos deles, estão aparentemente sendo deixados para trás.

Forca parlamentar

É de Ciudad del Este o campeão da forca parlamentar no ano de 2010. De acordo com o Diário Última Hora, Gustavo Cardozo, ex-governador do departamento (estado) de Alto Paraná e deputado do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), enforcou 23 das 64 sessões da Câmara dos Deputados ao longo do ano, com o auge das faltas tendo sido verificado nos meses de maio e novembro. Na outra ponta da tabela, a também liberal Blanca Lila Mignarro não faltou a uma única sessão de votação.

Hospital Regional

Dados coletados pela direção do Hospital Regional de Ciudad del Este dão conta de que mais de 30% dos pacientes atendidos no centro médico procedem de fora de sua área de abrangência, situação que explicaria, em partes, as contradições do orçamento para a compra de insumos e a insolúvel falta de pessoal. Apesar de precário, porém, o hospital esteño é um dos principais do interior do país, com o Paraguai pecando, justamente, pela excessiva centralização dos serviços médicos na região de Asunción.

Barrados na estrada

Veranistas paraguaios que fretam ônibus para excursões às prainhas da região do Lago de Itaipu estão tendo problemas, na BR-277, devido à fiscalização implementada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no posto de Santa Terezinha de Itaipu. De acordo com o Diário Vanguardia, vários coletivos estão sendo obrigados a retornar ao território paraguaio, por conta do péssimo estado de conservação e do descumprimento de itens básicos da legislação brasileira para o transporte de passageiros.

Central de Guerra

Quem entender, explique. Na semana que passou, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou o Decreto nº 5.684, que ativa o Escritório Nacional de Informação “em caso de qualquer conflito interno ou externo”. Tal escritório estará dependente da Direção de Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário do Ministério da Defesa e servirá como contato válido com entes internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU). Guerra à vista?

Frase do Dia

O 3 de Febrero precisará de um mágico, não de um técnico - Eduardo Rivera, técnico do time de Ciudad del Este, sobre a delicada situação enfrentada pela equipe que, além de não ter jogadores em qualidade e quantidade suficiente para a disputa da primeira divisão paraguaia, está sem local para realizar sua pré-temporada.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.