quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 29/12/10

Pista interditada

Um acidente ocorrido nesta terça-feira (28), no perímetro urbano de Foz do Iguaçu, provocou a interdição de uma das pistas da BR-277, em função do tombamento de um caminhão com placas do Paraguai, que transportava uma carga de compensados de madeira. Os produtos ficaram espalhados ao longo da pista, fazendo com que o tráfego fosse desviado à via marginal nas proximidades do trevo de acesso à Avenida Costa e Silva. Os problemas de trânsito na pista sentido Paraguai duraram até o início da noite.

Brasileiro assassinado

Um brasileiro de 21 anos, identificado como Josemar Xavier, foi morto a tiros na noite de segunda-feira (27) na cidade paraguaia de Naranjal, situada ao sul de Ciudad del Este, nas proximidades de Santa Rita. De acordo com o Diário Vanguardia, como principal suspeito do crime, surge o paraguaio Severo Villalba, que estava foragido até o final da tarde de ontem (28). Xavier chegou a ser socorrido com vida e levado a um hospital, porém, não resistiu à gravidade do ferimento. O motivo do crime teria sido uma discussão.

De volta à fronteira

Levados de volta às suas comunidades de origem, os indígenas que acampavam nos arredores da rodoviária de Ciudad del Este e do principal colégio público do lado paraguaio da fronteira, estão de volta à capital do Alto Paraná para buscar seu sustento com pedidos de esmola, pequenos assaltos e furtos, prostituição e tráfico de drogas. O retorno, de acordo com o Diário Vanguardia, era previsível, uma vez que, tão logo termina a cesta básica distribuída pelo governo, as famílias retornam à situação de mendicidade.

Cota brasileira?

Está gerando confusão, nos círculos políticos paraguaios, a publicação de um artigo pelo jornal brasileiro Folha de São Paulo, na última segunda-feira (27), dando conta de que Gustavo Codas, diretor paraguaio de Itaipu, seria “cota” da Central Única dos Trabalhadores (CUT), organização com a qual Codas manteve estreitos laços de cooperação durante seu exílio em terras brasileiras. Uma das críticas mais comuns ao diretor paraguaio na imprensa de seu país é, não por acaso, seu suposto “brasileirismo”.

Colorados desmamados

Fora do poder desde agosto de 2008, o Partido Colorado enfrenta graves dificuldades para sustentar sua onerosa estrutura. Nesta terça-feira (28), Lilian Samaniego, presidente do partido, anunciou que solicitará um empréstimo no valor de G$ 3,8 bilhões (cerca de R$ 1,4 milhão) para custear as eleições internas marcadas para o próximo mês de março. Anteriormente, o partido já havia efetuado empréstimo de G$ 15 bilhões (R$ 5,5 milhões), o que deixa entrever, de certa forma, a dependência em relação à “teta pública”.

Ameaça de bomba

Em novo caso de trote telefônico, a redação dos jornais La Nación e Crônica em Fernando de la Mora, região metropolitana de Asunción, teve de ser evacuada, nesta terça-feira (28), devido a uma ameaça de bomba comunicada à Polícia Nacional através do sistema 911. O edifício foi vistoriado por policiais do esquadrão antibombas e, como de praxe, nenhum artefato suspeito foi encontrado. A pausa no trabalho atrasou a atualização dos sites e a elaboração da edição do dia seguinte.

Frase do Dia

Lugo ressuscitou um morto - Carlos Soler, deputado do Partido Pátria Querida, sobre a aliança entre setores governistas e a bancada parlamentar de Lino Oviedo, para o preenchimento de cargos vacantes no Poder Judiciário e na Justiça Eleitoral.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.