quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 30/12/10

Corpo de Bombeiros

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta quarta-feira (29), os decretos que criam dois novos grupamentos de bombeiros no Paraná, nas cidades de Paranaguá e Foz do Iguaçu. As duas novas unidades, segundo o governador, melhorarão o atendimento e a estrutura à disposição da população do litoral e do extremo-oeste. “Essa é uma ação que faz parte das nossas medidas para a Operação Viva o Verão. Estamos melhorando a estrutura da polícia e bombeiros militares em todo o Paraná”, afirmou.

Banco nas Cataratas

Os visitantes que dirigem-se ao Parque Nacional do Iguaçu já contam, desde a manhã de terça-feira (28), com um ponto de atendimento do banco Itaú, que instalou um caixa eletrônico no Centro de Recepção de Visitantes. O objetivo do equipamento é atender não apenas os turistas, mas, também, aos funcionários do próprio parque, trabalhadores e moradores das proximidades, que não precisarão, desta maneira, deslocar-se até o centro da cidade para efetuar transações como saques.

Posse do bispo

Toma posse na noite de hoje (30), a partir das 20h30, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o novo bispo diocesano de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vegini, que acede ao posto em substituição a Dom Laurindo Guizzardi. Natural de Massaranduba (SC), Vegini, de 58 anos, tornou-se bispo em 2006 e atuava, até o momento, como bispo auxiliar de Curitiba. Sua escolha para o novo cargo foi anunciada pelo Papa Bento XVI no mês de outubro, porém, só agora efetivada.

Presentes judiciais

Parece até tradição. A cada fim de ano, o Judiciário paraguaio “presenteia” a população do país com medidas que, devido ao clima de Natal e Ano Novo, quase passam batidas. Nesta quarta-feira (29), por exemplo, o juiz Miguel Tadeo Fernández arquivou a denúncia de enriquecimento ilícito contra o senador colorado Juan Carlos Galaverna, o Calé. A cada aniversário, como mostra de seu poderio econômico, Calé costuma promover churrascadas para até 15 mil comensais.

Caso Cecília

Por outro lado, a Corte Suprema de Justiça confirmou, também nesta quarta-feira (29), as penas contra dez pessoas condenadas por envolvimento direto ou indireto no sequestro e assassinato de Cecilia Cubas, filha do ex-presidente Raúl Cubas. Os principais implicados são os radicais esquerdistas Osmar Martínez, Anastacio Mieres, Francisco Andino, Roberto Otazú, Vaciano Acosta, José Hidalgo Ayala, Manuel Portillo e Pedro Chamorro, condenados a penas que variam de 24 a 30 anos de reclusão.

Denúncia de propina

Revoltado com um pedido de propina no valor de G$ 500 mil (cerca de R$ 190,00), um vendedor informal da cidade de Salto del Guairá, fronteiriça com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), acionou a polícia e o Ministério Público e denunciou o inspetor comercial Jaime Almada, da prefeitura local. O flagrante da entrega de parte do dinheiro foi acompanhado pelos investigadores, que anotaram, previamente, o número das cédulas entregues ao inspetor. Para saber mais sobre o flagrante, clique aqui.

Frase do Dia

Confio em Fernando Lugo, porque ele é um presidente mais racional [que Evo Morales] - Mario Cossío, governador boliviano destituído de seu cargo após denúncias de suposta corrupção, sobre seu pedido de asilo político no Paraguai e a expectativa de obtê-lo ainda antes de 2011.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.