sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Roda de Tererê - 31/12/10

Camponeses x policiais

Em novo confronto entre camponeses e agentes da Polícia Nacional do Paraguai no extremo-sul do país, um agente policial ficou ferido durante troca de tiros na localidade de Los Cedros, situada na zona rural do município de San Rafael del Paraná. De acordo com o Diário Última Hora, o agente Nelson Riquelme foi atingido por um projétil na perna esquerda, em tentativa de desalojamento de um imóvel ocupado por membros radicalizados do grupo Integração Camponesa Itapúa-Caazapá.

Paraguai x Bolívia

Em atitude vista como prudente, a Comissão Nacional de Refugiados (CONARE), do Paraguai, evitou dar parecer imediato sobre o pedido de asilo político do boliviano Mario Cossío, que afirma que sua destituição do cargo de governador do departamento (estado) de Tarija, por denúncias de corrupção, teria sido uma manobra política orquestrada pelo governo de Evo Morales. Em sua sessão desta quinta-feira (30), a CONARE decidiu solicitar mais informações sobre o caso, antes de aceitar ou recusar a solicitação.

Arrumando briga - I

Em diálogo com jornalistas durante ceia de final de ano, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, deixou escapar sua contrariedade quanto a que seu sucessor seja um dos atuais pré-candidatos do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), do vice-presidente Federico Franco e base de sustentação parlamentar da aliança governista. Pelo acordo que levou Lugo ao poder, o PLRA apoiaria sua candidatura em 2008, esperando, em troca, o apoio do ex-bispo a um candidato da legenda para 2013.

Arrumando briga - II

Outro sincericídio do presidente paraguaio, que admitiu ser “um chefe-de-estado inexperiente”, foi ao referir-se ao ex-presidente Nicanor Duarte Frutos, que tenta assumir como senador ativo em uma das cadeiras do Partido Colorado. Questionado a respeito de tais tentativas, Lugo revelou que reuniu-se com seu antecessor e, em uma das passagens do diálogo, pediu-lhe que “pare de encher” quanto ao tema. No Paraguai, ex-presidentes têm direito, automaticamente, ao cargo de senador vitalício, sem salário ou poder de voto.

Salvador Cabañas

O jogador Salvador Cabañas foi a estrela desta quinta-feira (30) em Itauguá, sua cidade-natal, ao participar de um evento beneficente organizado para arrecadar brinquedos para crianças de famílias pobres do município. A expectativa de parte do público presente era ver o atacante em campo com a camisa de um dos times, porém, a simples presença do camisa 10 à beira do gramado do estádio da liga local bastou para animar seus conterrâneos e dar esperanças de que Cabañas possa, em breve, voltar ao futebol.

Personagens do ano

O Diário Última Hora premiou, nesta quinta-feira (30), os personagens mais destacados do ano na opinião de seu plantel de jornalistas e colaboradores. Entre os premiados em suas diferentes áreas de atuação, destaque para a cineasta Renate Costa, para o defensor dos direitos humanos Luis Alfonso Resck, para a ministra do Turismo Liz Cramer e para a seleção paraguaia de futebol, que alcançou, em 2010, a inédita participação nas quartas-de-final da Copa do Mundo disputada na África do Sul.

Frase do Dia

Considero que a responsabilidade maior é dos oficiais superiores, porque não orientam e nem supervisionam seus subalternos - José Visitación Giménez, comandante-geral da Polícia Nacional do Paraguai, sobre os casos de delinquência envolvendo oficiais e suboficiais da corporação.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.