sábado, 11 de dezembro de 2010

Senado paraguaio escolhe novos membros da Corte

11.12.10 - Em meio a muita polêmica, o Senado paraguaio escolheu, nesta sexta-feira (10), os dois ocupantes que preencherão os cargos vacantes no pleno da Corte Suprema de Justiça (CSJ). Foi definido, também, o novo ministro do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Imagem: IP Paraguay

De acordo com a agência pública IP Paraguay, o novo membro do TSJE, que substitui o jurista Rafael Dendia, é o advogado Modesto Monges Pereira, indicado pelo partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (UNACE), de Lino Oviedo, e aprovado por 27 dos 37 senadores presentes.

Para a CSJ, foram nomeados Luis María Benítez Riera e Gladys Ester Bareiro de Módica. Benítez Riera recebeu 31 votos de aprovação, enquanto que, Bareiro de Módica, proposta em segunda discussão, contou com o apoio de 26 parlamentares.

A escolha dos novos membros foi possível graças a um pacto entre legisladores do governista Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e da UNACE, que uniram suas forças para barrar a “máquina” do Partido Colorado e solucionar o impasse que, no caso da CSJ, arrastava-se desde meados de 2008.

Por outro lado, segue indefinida, ainda, a escolha do novo titular da Controladoria Geral da República (CGR), cujos três candidatos, propostos pelo Conselho da Magistratura, possuem vínculos com o Partido Colorado. Parlamentares governistas manobram por um novo trio.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para Lugo, Paraguai é um país “lento”

09.12.10 - “As mudanças são lentas, porque o Paraguai é um país lento”. Foi o que afirmou, em entrevista ao canal russo RT, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, entrevistado pela jornalista Elena Rostova no programa “A Solas”, emitido em língua espanhola. Mais...

Ingresso da Venezuela ao Mercosul fica para 2011

09.12.10 - Ante uma astuta manobra parlamentar do Partido Colorado, que pretendia incluir o item na pauta, exclusivamente, para derrubá-lo, o Poder Executivo paraguaio anunciou a retirada do pedido para a aprovação da entrada da Venezuela ao Mercosul. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.