sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vereador de CDE denuncia invasão do espaço aéreo

03.12.10 - Helicópteros da Polícia Federal (PF) ou da Receita Federal do Brasil (RFB) estariam invadindo o espaço aéreo do Paraguai, em horários noturnos, para voos rasantes sobre bairros ribeirinhos e portos clandestinos. Foi o que denunciou, nesta quinta-feira (02), o vereador Nery Jara.

Reprodução / Diário Última Hora

Em declarações reproduzidas pelo Diário Última Hora, o vereador de Ciudad del Este queixou-se da suposta invasão e solicitou a seus pares de Câmara Municipal a adoção de medidas para que o Ministério das Relações Exteriores seja acionado e intervenha para evitar novas violações.

À noite, sobrevoam Ciudad del Este como se nada, como se fôssemos mais um bairro de Foz do Iguaçu. Começam às 19h00 e vão até as 22h00 aproximadamente (hora paraguaia). Começou na segunda-feira e repetiu-se na quarta”, afirmou o legislador.

Não se trata de rechaçar o combate a fatos puníveis que se dão tanto deste lado, como do outro lado do rio Paraná. O que sim questionamos é a forma como são feitos estes voos, por cima da região do bairro San Rafael, que já não é território brasileiro”, pontualizou.

Vamos plantear como queixa formal e repudiar a invasão de nosso espaço aéreo por parte do Brasil, através de seus órgãos de segurança, como é o caso da Polícia Federal”, ratificou o vereador esteño, recordando a existência de casos anteriores de voos noturnos sobre o céu de Ciudad del Este.

Nos meses de agosto e outubro de 2008, o mesmo Nery Jara já havia protocolado acusações similares contra as forças policiais brasileiras, que, na ocasião, desmentiram os supostos voos de helicóptero ou invasão de lanchas policiais brasileiras em áreas de soberania paraguaia.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Arroxo na fiscalização pode começar no sábado

02.12.10 - A operação de fim de ano, prometida pela delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu, pode ter início já neste sábado (04), com o aumento da fiscalização na aduana da Ponte da Amizade e nas principais estradas de acesso à região. Mais...

Operação de fim de ano não inclui militares

24.11.10 - O jornal Gazeta do Iguaçu publicou, nesta terça-feira (23), informação dando conta de que a tradicional operação de fim de ano na região fronteiriça, coordenada pela Receita Federal do Brasil (RFB), não terá participação militar em 2010. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.