segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vice paraguaio espera que Brasil cumpra promessas

20.12.10 - Presidente em exercício durante a ausência de Fernando Lugo para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, disse esperar que o Brasil cumpra suas promessas em relação à usina de Itaipu.

Imagem: ABC Color

Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, Franco demonstrou preocupação quanto às denúncias de que a licitação para a construção de uma nova linha de transmissão entre Itaipu e a região de Asunción estaria direcionada para beneficiar empresas brasileiras.

Franco demonstrou, também, incômodo com a demora brasileira em aprovar o acordo bilateral assinado em julho de 2009. Atualmente, o acordo encontra-se, ainda, em tramitação na Câmara dos Deputados. Em encontro com Lugo, no mês de maio, Lula prometera que a matéria seria aprovada antes do fim de 2010.

Eu espero que os compromissos sejam honrados neste mundo civilizado, este mundo mediatizado, onde sabemos de tudo. Creio que o presidente Lula deve informar à presidente Dilma e espero que este compromisso seja cumprido”, pontualizou.

Franco demonstrou-se favorável, ainda, à construção de linhas com recursos próprios do Tesouro paraguaio, sem depender de compromissos de terceiros. A linha cuja licitação está em andamento será financiada com recursos brasileiros destinados ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul.

Em reunião com Lugo, na última quinta-feira (16), Lula voltou a prometer que o acordo será aprovado pelo Congresso brasileiro. Se não houver contratempo, uma vez que Dilma Rousseff terá maioria na Câmara e no Senado, a aprovação deve ocorrer ainda no primeiro semestre.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Suspeitas de manipulação de licitação da linha continuam

16.12.10 - O jornal ABC Color trouxe, nesta quinta-feira (15), novas suspeitas de que a licitação que definirá as empresas responsáveis pela construção da linha de 500 KV entre a usina de Itaipu e a região de Asunción estaria previamente “arranjada”. Mais...

Para industriais, Paraguai mendiga energia ao Brasil

16.12.10 - Para a União Industrial Paraguaia (UIP), apesar das promessas do atual governo, o Paraguai continua a agir como antes, “mendigando” energia ao Brasil. Foi o que ponderou, na mensagem de fim de ano emitida pela entidade, o presidente Gustavo Volpe. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.