segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

3D em praça pública emociona população paraguaia

03.01.11 - As comemorações do ano do Bicentenário da Independência começaram com o pé direito no Paraguai. Na noite de sábado (01), a multidão que lotou a praça em frente ao antigo Cabildo de Asunción (sede do governo espanhol) saiu emocionada com uma impressionante projeção em 3D.

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

Por cerca de dez minutos, a fachada do Cabildo transformou-se em telão para a projeção de imagens retratando os últimos dois séculos de história do Paraguai, incluindo, acontecimentos negativos como a Guerra da Tríplice Aliança (1865-70) e a ditadura do militar Alfredo Stroessner (1954-89).

Além da projeção das imagens, a festa foi abrilhantada por apresentações musicais de grupos indígenas e africanos (os negros já chegaram a compor 10% da população do país) e da mundialmente conhecida orquestra Sonidos de la Tierra, cujos músicos são jovens oriundos de comunidades carentes.

Os atos centrais pelo Bicentenário da Independência serão celebrados nos dias 14 e 15/05, com a presença de chefes de estado e ministros dos países que mantêm relação diplomática com o Paraguai. Até lá, eventos alusivos à data serão realizados nos quatro cantos do país.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Carnaval 2011 começa nesta terça no Paraguai

28.12.10 - O ano de 2010 ainda nem terminou e, no Paraguai, já há quem pense no Carnaval de 2011. Nesta terça-feira (28), na cidade de Encarnación, extremo-sul do país, foliões poderão curtir o 1º Grito de Carnaval e participar da escolha do novo Rei Momo. Mais...

Cartilha orienta como trabalhar no Paraguai

27.12.10 - Em iniciativa que visa desmistificar o trabalho nos países vizinhos, retirar trabalhadores da informalidade e aumentar a integração trabalhista no Mercosul, o Ministério do Trabalho disponibiliza, em seu site, uma cartilha bilíngue sobre o tema. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.