quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aduana paraguaia fará monitoramento via satélite

12.01.11 - A Direção Nacional das Aduanas (DNA), do Paraguai, dará início no mês de fevereiro à aplicação de um projeto-piloto para o monitoramento, em tempo real, do deslocamento de containeres com mercadorias procedentes ou destinadas ao país.

Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, Óscar Sandoval, diretor-adjunto, detalhou que o sistema consiste na utilização de lacres eletrônicos, com rastreamento via satélite que permite conhecer, em poucos minutos, a localização atual da carga, bem como acompanhar o trajeto percorrido.

Com isso, garantiremos aos importadores e exportadores maior segurança quanto ao traslado de suas mercadorias, já que as adulterações [trocas de lacres], bem como os furtos, serão impossíveis”, assegurou Sandoval, citado pela referida fonte.

A logística do uso dos lacres começará a ser testada no próximo mês e sua aplicação ocorrerá de maneira gradual. Entre as fraudes mais comuns no tocante às mercadorias que dirigem-se ao Paraguai, destaque para o “sumiço” de containeres e para o “extravio” de mercadorias na passagem por Brasil ou Argentina.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Industriais pedem reforço no combate ao contrabando

10.01.11 - O ano de 2010 fechou com recorde na arrecadação de tributos de importação e exportação pela Direção Nacional das Aduanas. Para a União Industrial Paraguaia (UIP), no entanto, o trabalho de combate ao contrabando ainda está aquém das expectativas. Mais...

Apreensões da Receita cresceram 37% em 2010

10.01.11 - Em 2010, a delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu superou sua maior marca anterior, datada de 2009, e alcançou o inédito patamar de US$ 117.954.879,00 em apreensões de mercadorias e veículos utilizados para o contrabando. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.