segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Argentina instala câmera para monitorar fronteira

03.01.11 - Polêmica em Encarnación, cidade paraguaia na fronteira com Posadas (Argentina), com a instalação, pela Argentina, de uma “super câmera” capaz de monitorar a cabeceira paraguaia da Ponte San Roque González de Santa Cruz e áreas ribeirinhas já em território paraguaio.

Imagem: La Nación

A “super câmera” foi destaque na edição deste domingo (02) do jornal La Nación, que pontualiza que o equipamento, adquirido pela aduana argentina e instalado no alto de uma antena utilizada pela aduana paraguaia para seu Sistema Sofia, tem zoom capaz de observar área à distância de 1,5 quilômetro.

Uma das preocupações dos funcionários da aduana paraguaia, manifestada ao La Nación, é que a câmera seja empregada para monitorar o vai e vem de pessoas e controlar as atividades dos funcionários responsáveis pelo controle integrado nas áreas de migração e circulação de mercadorias.

Se confirmada a informação de que o equipamento transmitirá imagens às aduanas de Posadas e a uma central em Buenos Aires, bem como, futuramente, através de um canal argentino, tal situação é classificada como “direta violação à soberania paraguaia” pelos críticos da iniciativa.

Pelo menos até a noite de ontem (02), ainda não havia versão oficial das autoridades paraguaias e argentinas sobre a instalação e as finalidades da “super câmera”. A cabeceira paraguaia da Ponte San Roque é, constantemente, palco de protestos encabeçados por “laranjas” e vendedores informais.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Avião não-tripulado voltará a voar em 2011

30.12.10 - Anunciado com pompa e circunstância pelo governo federal em 2009, o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de fabricação israelense, encomendado pela Polícia Federal (PF) e guardado a sete chaves em São Miguel, voltará a voar em março. Mais...

Antidrogas encontram tonelada de maconha na fronteira

30.12.10 - Policiais do Departamento Antinarcóticos da Polícia Nacional do Paraguai apreenderam nesta quarta-feira (29), na fronteira seca com o estado de Mato Grosso do Sul, um gigantesco carregamento de maconha que tinha o Brasil como destino. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.