domingo, 9 de janeiro de 2011

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 02/01 a 08/01

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Passageiro muito louco pega carona na moto da polícia!

A foto abaixo, enviada pelo leitor Ed Gill à edição online do jornal ABC Color, em 03/01, foi um dos assuntos da semana no Paraguai. De carona na moto da polícia, um sujeito tranquilão, de bermuda, chinelo e sem capacete, molha a goela com uma latinha que parece ser de cerveja.

Imagem: Ed Gill / ABC Digital

Em resposta à foto, Carmelo Caballero, vice-ministro de Segurança, disse que não foi bem assim. Segundo Caballero, o caroneiro em questão era o organizador de uma corrida de rua (cujo veículo teve problemas mecânicos) e a lata em sua mão era de energético. O que não explica, porém, a ausência do capacete...

2. ¡Taxista “caridoso” sacaneia representante do Ministério Público!

Já não se fazem mais bons samaritanos como antigamente. Em 03/01, o jornal ABC Color trouxe a história do taxista de Asunción que, ao perceber que chovia torrencialmente e o veículo do promotor Carlos Arregui quebrara, parou e ofereceu corrida para levar os filhos de Arregui até a casa da tia. A “caridade”, no entanto, custou caro, com o taxista, ao terminar a corrida, fugindo com a bolsa e a carteira pertencentes ao promotor.

3. ¡Sem-terras tiram “férias” para festas de fim de ano!

Militantes durante grande parte do ano, camponeses que invadiram a sede regional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (INDERT), em Ciudad del Este, resolveram tirar um “merecido descanso” para as festas de final de ano. De acordo com o Diário Vanguardia (04/01), o local estava vazio quando visitado pela reportagem, porém, com os pertences dos invasores cuidadosamente guardados.

4. ¡Árbitro valentão é condenado por agredir juvenil!

Jogador agredindo juiz e sendo expulso de campo é cena quase que corriqueira nos gramados do mundo afora. Em Ciudad del Este, segundo o Diário Vanguardia (05/01), a cena foi outra: Gilberto Soto, juiz, irritou-se com um jogador de 14 anos e desceu a ripa no jovem boleiro. Como resultado, Soto foi condenado a doar cestas básicas, coletes e bolas de futebol, além de ter de pedir desculpas públicas ao jovem prodígio.

5. ¡Mataram, estupraram e não fizeram “nada demais”!

Na semana em que vítima e ladrão encontraram-se, casualmente, na porta da delegacia de Ñemby (Crónica, 03/01), um caso ainda mais bizarro foi notícia no portal Paraguay.com (05/01). Em Cambyretá, três maníacos, um deles, menor de idade, mataram uma jovem de 14 anos por tentar gritar enquanto era estuprada. “Não aconteceu nada. Nós só a matamos e estupramos”, justificou um dos “pacatos” assassinos.

6. ¡Justiça libera acusada para viajar a Camboriú!

Assim como os sem-terra que tiraram “férias”, processados pela justiça, sob acusação de envolvimento em homicídios, também têm direito a um descanso... certo? De acordo com o Diário TN Press (07/01), este foi o entendimento do juiz Adolfo Genes Espínola, que concedeu a uma jovem de Ciudad del Este o direito de ausentar-se do país por 15 dias e esfriar a cabeça em Balneário Camboriú. Para saber mais, clique aqui.

7. ¡Prefeita de Ciudad del Este desfila charme em capa de jornal!

Habituado a publicar fotos de modelos seminuas em suas sempre chamativas capas, o Diário Popular inovou, em 03/01, trazendo a prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod, acompanhada da ousada confissão: “Os homens ficam me cantando”. Modesta, Sandra afirmou, na entrevista, que “por falta de tempo”, não pensa em candidatar-se a Miss Paraguai. A estranha capa pode ser vista clicando aqui.

8. ¡Modelo veste biquíni de panetone e enlouquece multidão!

E o prêmio de primeira ideia de gerico do ano vai para Blanca Cabrera, modelo e bailarina erótica paraguaia. De acordo com o Diário Popular (03/01), em um de seus “shows” de virada de ano, em Luque, Cabrera embrulhou-se com panetone e chamou a galera para comer os pedaços, até ficar completamente nua na passarela. Para completar o espetáculo, Cabrera temperou-se com champagne. Vai um trago aí?

9. ¡Arquitetos descobrem “túnel” sob palácio presidencial!

Em 07/01, o jornal ABC Color aguçou a imaginação dos leitores, ao noticiar que arquitetos que trabalham na restauração do Palácio de López encontraram estruturas similares à de um “túnel antigo”, sob uma das salas hoje utilizadas pelo presidente Fernando Lugo. Houve quem comentasse, no site do jornal, que era o vice Federico Franco cavando para derrubar o ex-bispo. O suposto “túnel” será analisado por especialistas.

10. ¡Catadores tiram lixo de um lado para jogar do outro!

Sem contar com coleta regular de lixo, moradores do bairro San Antonio, de Asunción, contratam “carrinheiros” para tirar a sujeira da frente de casa e levar a um lugar que, imaginam, será um depósito adequado. De acordo com o jornal ABC Color (05/01), no entanto, o lixo é despejado em baldios e áreas ambientais do próprio bairro, fazendo com que o problema apenas mude de endereço.

Mais de 2,6 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.