domingo, 16 de janeiro de 2011

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 09/01 a 15/01

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡2011 começa “colorido” na imprensa paraguaia!

Tudo começou em 09/01, quando o Diário Popular noticiou que, em Ciudad del Este, um jovem de 19 anos matou um “amigo” de 27, a marteladas, ao sentir uma “ardência” nos fundilhos e descobrir que foi embebedado, drogado e abusado sexualmente pelo “cumpadi”.

A farra do boi que corta para os dois lados, porém, não parou por aí. Em 14/01, o Diário CDE relatou que um rapaz de 20 anos, também de Ciudad del Este, foi baleado na mão e nas nádegas, após ser abordado por um desconhecido, na rua, e negar-se a “pegar na pistola” do atirador.

Em 11/01, por sua vez, o Diário Crónica descreveu a surpresa de policiais de Asunción, que aguardavam pela viúva de um guarda assassinado no bairro do Manorá, quando, de repente, apareceu um marmanjo dizendo ser o “marido” do infortunado. Tempos modernos, ¿verdad?

2. ¡Malacos comem, fazem a festa e assaltam prostíbulo!

Em Ciudad del Este, bandidos mais do que espertos visitaram uma casa que funciona como prostíbulo, no bairro Pablo Rojas, divertiram-se com as damas e, na hora de pagar, deram voz de assalto. De acordo com o Diário Popular (15/01), o prejuízo às trabalhadoras do sexo foi muito além do programa não pago, com os desalmados ladrões escapando com joias, telefones celulares e tudo o que puderam carregar.

3. ¡Mulher ataca vizinha com lança em Asunción!

Se sua vizinha, algum dia, for paraguaia e chamar-se Olga, cuidado! Segundo o Diário Última Hora (09/01), uma mulher de nome Olga Fernández foi denunciada pela vizinha Mirta Acuña, de Asunción, por agredi-la na mão com uma medieval lança de metal. Motivo da briga? A agressora estaria despejando esgoto e outros mal-cheirosos dejetos no quintal de Acuña. Gente boa, não?

4. ¡Cornos paraguaios são convidados a programa de tv!

Eles formam uma associação única no mundo. Tão única, que chamaram a atenção do barraqueiro programa conduzido pela peruana Laura Bozzo, produzido no México e nos EUA e popular em vários países. Eles são a Associação de Cornos e Maltratados Kuimba'e Aty, cujo líder, Cristian Paniagua, avisou ao Diário Popular (10/01) que levará à telinha alguns dos casos mais bizarros já retratados. Damos fé.

5. ¡Igreja batiza filha de padre e freira!

Comoção de uns, irritação de outros. Em San Lorenzo, região metropolitana de Asunción, uma cerimônia de batizado chamou a atenção do Diário Crónica (11/01). Na pia de batismo, uma menina de três meses, filha de Nelson Caballero e Noelia Esther de Caballero. Ele, ex-padre; ela, ex-freira. Ambos, unidos por um amor iniciado ainda em tempos de igreja e felizes com o “presente recebido do céu”. Amém.

6. ¡Cooperativa aprova estranho regulamento no Paraguai!

Antes de associar-se à Cooperativa Luque Ltda, de Luque, região metropolitana de Asunción, preste atenção nas letras miúdas. De acordo com o jornal ABC Color (14/01), a cooperativa aprovou, em sua última assembleia, um estranho regulamento. Para recuperar toda a grana depositada na instituição, por exemplo, é preciso estar morto, tal como determinado pelo Artigo nº 30. Não acredita? Clique aqui para conferir.

7. ¡Assaltante paraguaio afirma: “Tenho o corpo fechado”!

As balas rebateram no meu corpo nove vezes. Minha tatuagem de San La Muerte fez com que as balas não entrassem”. Foi o que afirmou, ao Diário Crónica (12/01), o assaltante Mario González, de Ñemby, que com apenas 20 anos, acumula antecedentes policiais. González, entretanto, disse estar consciente de que não é imortal. “Quando meu senhor disser que já basta, minha hora chegará”, assegurou. ¡E'a!

8. ¡Churrasquinho de gato a puro sangue em CDE!

Héctor David Sanabria é o ator principal de um vídeo que está correndo a internet na região de Ciudad del Este. Na filmagem, Sanabria aparece degolando um gato doméstico. Ao Diário Popular (14/01), o “caçador” justificou a barbárie. “É como matar um jacaré, um porco e uma galinha. Eu costumo matar para comer”, argumentou. Vizinhos acusam Sanabria de ser chegado, também, em um “cachorro-quente”.

9. ¡Ministro da Corte vai à praia com caminhonete do tribunal!

O Paraguai, como todos sabemos, não tem praia. Desejoso de molhar os pezinhos no oceano, o ministro da Corte Suprema de Justiça (CSJ), Sindulfo Blanco, aproveitou o recesso para ir a Punta del Este, badalado balneário do Uruguai. Detalhe: com uma caminhonete da CSJ. O flagra foi dado em 12/01, por um leitor do jornal ABC Color, que passava pela praia e fotografou o carro e Sindulfo. A Controladoria investigará o caso.

10. ¡Regras de trânsito aposentam tererê para motoristas!

Uma das cenas mais comuns nas grandes cidades paraguaias, especialmente, nos meses de verão, é ver motoristas de ônibus dirigindo enquanto tomam o infalível tererê para refrescar a garganta. Tal prática, segundo o Diário Crónica (12/01), está penalizada pelo novo regulamento de trânsito da capital paraguaia, Asunción. Houve, no entanto, quem saísse em defesa do “direito ao tererê”. Inclusive, passageiros. É mole?

Mais de 2,6 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.