domingo, 2 de janeiro de 2011

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 26/12 a 01/01

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Universidade paraguaia “clona” fundador do Facebook!

Pode o estadunidense Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook e personalidade do ano da revista Time, ser ou ter sido aluno de uma universidade particular do Paraguai? É o que dá a entender, pelo menos, o outdoor abaixo, clicado pela primeira vez por um leitor do jornal ABC Color em 28/12.

Levada ao Facebook e às demais redes sociais, a imagem percorreu o mundo e deu fama (negativa) à até então desconhecida instituição paraguaia, cujo reitor, o deputado Juan Antonio Denis, obrigou-se, envergonhado, a admitir o erro e ordenar a retirada dos outdoors.

2. ¡Pobres extremos não têm comida... mas têm celular!

Em 28/12, o Diário Última Hora enfocou um aspecto curioso da pesquisa de situação sócio-econômica encomendada pelo governo paraguaio. De acordo com os dados, 70,7% dos pobres extremos do país (aqueles que não ganham sequer para a cesta básica) têm telefone celular, percentual similar ao das demais classes. O acesso à telefonia é maior, por exemplo, que o acesso à água potável.

3. ¡Polícia multa caminhonete de ministro da Corte!

O fato é tão inédito que até virou notícia. Em 26/12, os jornais ABC Color e Última Hora relataram que a caminhonete Nissan Patrol pertencente ao ministro da Corte Suprema de Justiça, Sindulfo Blanco, foi multada na Ruta I após uma vertiginosa sequência de ultrapassagens em local proibido. A princípio, Blanco tentou justificar, alegando estar sendo perseguido. Como não deu, o motorista pagou o pato (e a multa).

4. ¡Cobra fanfarrona assusta presidente paraguaio!

Presente em Carapeguá para a inauguração de 55 casas populares, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi surpreendido com uma visita inesperada. De acordo com o Diário Popular (31/12), curiosa com a movimentação, uma cobra deu o ar da graça e provocou pânico na multidão, obrigando a segurança presidencial a entrar em ação. Pelo sim, pelo não, Lugo passou a cerimônia inteira de olho no chão.

5. ¡Padre paraguaio imita ex-bispo e vira pai!

Escândalo em Concepción, região centro-norte do Paraguai, com a confirmação (via DNA) de que o padre Braulio Zárate é o pai de um menino de dois anos e meio de idade, concebido com uma fiel de 26 anos que afirmou ao Diário Crónica (29/12) que o “rala e rola” foi dentro da própria igreja. O detalhe curioso é que o próprio Zárate entrou na justiça para “provar” que não era o pai. O tiro, como se vê, saiu pela culatra.

6. ¡Estranho ritual de Ano Novo em Ciudad del Este!

Pânico geral no bairro Santa Ana, de Ciudad del Este, com o achado de um “altar”, na Avenida Amado Benítez, decorado com “bebidas alcoólicas, velas vermelhas e negras, rosas naturais, bandejas de comidas, frutas, cigarros e finas taças”. De acordo com o Diário Vanguardia (30/12), trata-se de “um pitoresco ritual de fim de ano”. Para a maioria dos que viram a cena, porém, era macumba... das grossas.

7. ¡Quadrilha de policiais é perseguida por maldição!

Com a farda, eles são policiais. Sem ela, bandidos perseguidos por uma maldição. Em 29/12, o Diário Crónica fez uma macabra constatação sobre a “quadrilha policial” que vem cometendo golpes em várias partes do Paraguai: em cada uma das ações do bando, algo dá errado e um de seus membros bate as botas. “Parece que o grupo foi marcado por San La Muerte [Boa Morte]”, analisou o jornal.

8. ¡Moradores de CDE protestam contra buraqueira nas ruas!

Na semana em que em Foz do Iguaçu uma bananeira “nasceu” em uma cratera do Jardim Polo Centro, moradores de Ciudad del Este não deixaram por menos e amontoaram pneus para fechar um buraco que ameaça engolir a avenida que divide os bairros Santa Ana e 23 de Octubre e derrubar uma ponte. De acordo com o Diário Vanguardia (30/12), o problema é antigo e ignorado pela prefeitura.

9. ¡Ônibus em movimento perde tanque de combustível!

Revolta em Alberdi, interior do Paraguai, por um bizarro acidente com uma das sucatas (vulgo “ônibus”) da empresa La Alberdeña. Segundo o Diário Última Hora (31/12), a sucata saía da cidade, quando, de repente, ouviu-se um barulho e o coletivo parou, pois seu tanque de combustível acabara de cair. Para piorar, um segundo “ônibus”, mandado para resgatar os passageiros, teve problemas de freio e de motor. É mole?

10. ¡Tudo pronto para produzir munições... só falta a pólvora!

Lembra da reforma da aduana de Ciudad del Este, na qual fizeram o projeto e esqueceram do asfalto? Pois é... Em 31/12, o jornal ABC Color publicou que já está “tudo pronto” para que a fábrica militar de Piribebuy volte a produzir munições, ou melhor... tudo pronto não, pois falta apenas um “pequeno” detalhe: a pólvora. Segundo o Coronel Campos Krauer, responsável pelo local, não há orçamento para comprá-la.

Menção honrosa: em 28/12, “Dia dos Santos Inocentes” (equivalente ao “Dia da Mentira”) na tradição hispânica, vários jornais paraguaios publicaram lorotas para enganar os leitores. Para conferir algumas das melhores, compiladas pelo Sopa no dia seguinte, clique aqui.

Mais de 2,6 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.