sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bolívia pede que Paraguai não dê refúgio a Cossío

07.01.11 - Destituído por denúncias de corrupção, o governador do departamento (estado) boliviano de Tarija, Mario Cossío, encontra-se no Paraguai desde o mês de dezembro, à espera da tramitação de seu pedido de refúgio político no país.

Imagem: Ahora Bolívia (Arquivo)

De acordo com os jornais ABC Color e Última Hora, a tendência é de que a Comissão Nacional de Refugiados (CONARE), responsável pela análise, aceite a solicitação de Cossío e conceda o refúgio que evita, entre outras medidas, que o agora ex-governador seja extraditado ao país de origem.

Para evitar que Cossío obtenha o status de refugiado, o presidente Evo Morales enviou ao Paraguai sua ministra da Transparência e Anticorrupção, Nardy Suxo, encarregada de fazer lobby junto aos setores representados na CONARE e apresentar documentos sobre as ações em andamento na justiça boliviana.

Em entrevista coletiva concedida em La Paz, o próprio Evo Morales abordou o tema e solicitou a intermediação do colega Fernando Lugo (a CONARE é uma instituição autônoma, formada por representantes da sociedade civil e dos poderes constituídos).

A respeito, Lugo relembrou, nesta quinta-feira (07), que “o Paraguai tem uma longa tradição de acolher muita gente como refugiado político”, recordando que tal tradição teve início ainda em 1820, quando o então presidente Gaspar Rodríguez de Francia deu abrigo ao libertador uruguaio José Gervásio Artigas.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Refúgio de governador gera atrito com a Bolívia

28.12.10 - Destituído do cargo de governador de Tarija sob alegações de desvios de verbas e corrupção, o líder opositor boliviano Mario Cossío encontra-se no Paraguai, desde a semana passada, com o intuito de pleitear o status de refugiado político. Mais...

Evo Morales deixa chanceler paraguaio em saia-justa

20.12.10 - O presidente da Bolívia, Evo Morales, deixou o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, em uma tremenda saia-justa. Ao falar sobre as propriedades medicinais da folha de coca, Morales afirmou que Lacognata usa a erva para tratar-se. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.