segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cadeiradas e garrafadas na convenção colorada

17.01.11 - Maior agremiação política do Paraguai, o Partido Colorado realizou, no último sábado (15), convenção extraordinária para debater a mudança dos estatutos partidários, tendo em vista as eleições internas marcadas para o mês de março e as presidenciais do ano 2013.

Imagem: Diário Popular

Uma das propostas mais polêmicas da pauta de votação era a modificação do artigo que estipulava tempo mínimo de filiação aos interessados em postular-se pelo partido a cargos executivos e legislativos. Pelo texto em vigor, eram necessários 10 anos de militância partidária. Com a nova redação, apenas um.

Tal mudança beneficia, diretamente, o empresário Horacio Cartes, de filiação recente ao partido que governou o Paraguai, de maneira ininterrupta, entre os anos de 1947 e 2008. Em declarações à imprensa, Cartes manifestou, abertamente, seu desejo de candidatar-se à presidência da república em 2013.

Para conseguir tal modificação, no entanto, eram necessários os votos de dois terços dos 793 delegados presentes. Em meio a acusações de suborno e compra de votos, Cartes e seus aliados conseguiram o aval de 569 participantes da convenção, contra 218 opositores.

O “consenso”, porém, não foi pacífico, com o registro de graves incidentes como o arremesso de cadeiras e garrafas d'água em direção ao palanque central. Os objetos tinham como alvo o senador e aliado de Horacio Cartes, Juan Carlos Galaverna (Calé), escolhido para presidir a convenção.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Senador paraguaio sofre acidente na Ruta VII

12.01.11 - A imprudência de muitos motoristas que trafegam pela Ruta VII, principal rodovia do lado paraguaio da fronteira, deixou mais três pessoas feridas. Uma delas é o senador paraguaio Gregorio Areco Ruiz Díaz, que viajava a bordo de uma caminhonete. Mais...

Polícia confirma endereço de filho de Stroessner

10.01.11 - Gustavo Adolfo Stroessner Mora, filho do ditador Alfredo Stroessner (1954-89), está de volta ao Paraguai. Foi o que confirmou, na última sexta-feira (07), a Polícia Nacional do Paraguai, relatando como endereço uma residência na Avenida JK, de Asunción. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.