quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chanceler brasileiro anuncia visita ao Paraguai

12.01.11 - Recém empossado no cargo de Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Antonio Patriota fará, na próxima segunda-feira (17), sua primeira visita oficial ao Paraguai, devendo reunir-se com o presidente Fernando Lugo e com o colega Héctor Lacognata.

Imagem: Agência Brasil

Segundo a agência pública IP Paraguay, além dos cumprimentos protocolares e da apresentação de credenciais ao presidente paraguaio, Patriota debaterá, com o chanceler Lacognata, pontos pendentes da agenda bilateral e que farão parte da pauta da primeira visita de Dilma Rousseff ao país vizinho.

Tal visita está prevista, inicialmente, para o mês de março, porém, pode ser antecipada para fevereiro, conforme ajustes na programação de compromissos e viagens internacionais da mandatária brasileira, cuja estreia no exterior será no próximo dia 31, com visita à Argentina.

Entre os pontos em aberto no relacionamento entre Brasil e Paraguai, destaque para o acordo sobre a usina de Itaipu, assinado pelos presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2009. Para entrar plenamente em vigor, o acordo depende, ainda, da aprovação do Congresso brasileiro.

Atualmente, o texto encontra-se “engavetado” nas comissões da Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado na Câmara, segue para apreciação do Senado e, só então, para a sanção da nova presidente, que em seu primeiro dia de governo, comprometeu-se a respeitar os compromissos assumidos pelo antecessor e padrinho político.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para Lugo, negociações com Dilma serão mais difíceis

31.12.10 - Na opinião do presidente Fernando Lugo, as negociações paraguaias com o Brasil sobre a usina de Itaipu serão mais difíceis com Dilma Rousseff do que foram com Lula. Foi o que afirmou o ex-bispo, em conversa com jornalistas na última quarta-feira. Mais...

Governo Lugo impulsiona poliduto Brasil / Paraguai

31.12.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou nesta quinta-feira (30), um decreto presidencial que declara de interesse a construção de um poliduto binacional Brasil / Paraguai, ligando a região de Asunción ao porto de Paranaguá. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.