segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Com acordo nuclear na pauta, Dilma visita Argentina

31.01.11 - A presidente Dilma Rousseff faz, nesta segunda-feira (31), sua primeira viagem oficial ao exterior desde que assumiu o poder em substituição a seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva. Na pauta, a assinatura de um polêmico acordo de cooperação nuclear.

Montagem / Fotos oficiais

A agenda da visita, que deve durar pouco mais de cinco horas, inclui encontro com a presidente Cristina Fernández de Kirchner e a definição de convênios que levarão, à Argentina, experiências como a do programa “Minha Casa, Minha Vida”, criado para financiar a construção de moradias populares.

Dilma e Cristina devem debater, ainda, questões relativas ao Mercosul e ao comércio bilateral que, somente em 2010, envolveu transações no valor de US$ 32,9 bilhões (com vantagem para o Brasil, que vendeu mais do que comprou dos hermanos platinos).

Um dos pontos que mais chama a atenção na agenda presidencial, no entanto, é a assinatura de um acordo bilateral que prevê cooperação brasileira para a construção de dois reatores nucleares em território argentino, com a finalidade de gerar energia e superar o déficit enfrentado pelo país vizinho.

Tal acordo é fonte de preocupação em território paraguaio, uma vez que uma das usinas projetadas pelo governo argentino será erguida na região de Resistência, próximo à fronteira com o Paraguai. O temor é de que eventuais acidentes ocorridos na Argentina tragam, também, consequências ao Paraguai.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Lugo chega ao Brasil para “férias” e tratamento

24.01.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, desembarcou em São Paulo, na manhã deste domingo (23), para cinco dias de “férias”, exames e aplicação de tratamento pós-quimioterápico no Hospital Sírio-Libanês. O retorno está previsto para 27/01. Mais...

Dilma Rousseff confirma visita ao Paraguai

05.01.11 - Empossada no último dia 01, a petista Dilma Rousseff, primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, deve dar início, ainda em janeiro, ao seu roteiro inaugural de viagens internacionais. No mês de março, será a vez do Paraguai ser visitado. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.