segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Deputado é visto caçando em terras indígenas

03.01.11 - Indígenas da comunidade Aché de Puerto Barra, localidade cerca de 140 quilômetros ao sul de Ciudad del Este, denunciaram ao Diário Última Hora que, na última sexta-feira (31), encontraram o deputado Nelson Segovia praticando caça irregular nas terras da tribo.

Imagem: Última Hora.

De acordo com a referida fonte, a denúncia foi feita pelo líder indígena José Anegi, que entrou em contato com a imprensa ante a suspeita de que policiais da delegacia de Naranjal, município mais próximo, não registrariam a ocorrência a fim de não comprometer a reputação do parlamentar.

Eles [Segovia e outras quatro pessoas] foram encontrados por membros de nossa comunidade perto das 02h00, dentro das terras pertencentes aos Aché, portando armas de fogo utilizadas para caça, e tinham em seu poder partes de animais silvestres já mortos, especialmente, quatis”, relatou Anegi.

Segundo o líder indígena, uma vez acionados, os policiais de Naranjal deslocaram-se para verificar a denúncia, porém, teriam agido de maneira “suspeita”. “Provavelmente, em seguida os caçadores tenham sido liberados, porque é isso que geralmente ocorre”, lamentou.

Em contato telefônico com a delegacia de Naranjal, jornalistas do Última Hora não obtiveram qualquer informação sobre ocorrências nas terras dos Aché ou problemas envolvendo o deputado Segovia, residente em Presidente Franco. “Não houve nenhuma intervenção policial”, afirmou o agente consultado.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Colono brasileiro desafia indígenas paraguaios

30.12.10 - Acusado de contaminação de um riacho que abastece uma comunidade de índios guaranis da localidade de Yrybucuá, centro norte do Paraguai, o agricultor brasileiro Cesário Monczewski desafiou os indígenas a provarem suas acusações. Mais...

Governador eleva tensão contra produtores brasileiros

27.12.10 - Situado na região centro-norte do Paraguai, o departamento (estado) de San Pedro é um dos mais pobres e tumultuados do país, com o registro de constantes enfrentamentos entre camponeses radicalizados e agricultores paraguaios e estrangeiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.