quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff confirma visita ao Paraguai

05.01.11 - Empossada no último dia 01, a petista Dilma Rousseff, primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, deve dar início, ainda em janeiro, ao seu roteiro inaugural de viagens internacionais. No mês de março, será a vez do Paraguai ser visitado.

Imagem: Presidência da República

Já no mês de janeiro, Rousseff deve ir à Argentina reunir-se com a colega Cristina Kirchner e debater temas comerciais e políticos do relacionamento bilateral. Em fevereiro, a visita será ao Peru, enquanto que, em março, a programação (ainda sem data definida) inclui viagem ao Paraguai.

Em Asunción, a informação sobre a visita de Rousseff, repercutida pela imprensa brasileira, foi confirmada pelo vice-ministro Roque González Benítez, da pasta de comunicação.

Em entrevista coletiva, González afirmou que a estadista pretende trazer “boas notícias” ao povo paraguaio e que antecipou ao presidente Fernando Lugo que “a intenção de seu governo é cumprir com todos os compromissos assumidos com o Paraguai pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Tais compromissos incluem a aprovação do acordo bilateral de julho de 2009, pelo qual o Brasil compromete-se a atender, entre outros pontos, algumas das reivindicações paraguaias quanto à usina de Itaipu. Tal acordo encontra-se, atualmente, encalhado nas comissões da Câmara dos Deputados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Presidente do Paraguai participa da posse de Dilma

03.01.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, esteve no último sábado (01), em Brasília, para prestigiar a posse da presidente Dilma Rousseff, que substitui Luiz Inácio Lula da Silva. A estadia foi breve, suficiente, apenas, para acompanhar a transmissão do cargo. Mais...

Para Lugo, negociações com Dilma serão mais difíceis

31.12.10 - Na opinião do presidente Fernando Lugo, as negociações paraguaias com o Brasil sobre a usina de Itaipu serão mais difíceis com Dilma Rousseff do que foram com Lula. Foi o que afirmou o ex-bispo, em conversa com jornalistas na última quarta-feira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.