segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Empresa brasileira “pirateia” erva-mate paraguaia

24.01.11 - Erva-Mate Kurupí. Sinônimo de qualidade no Paraguai, a marca, que é exportada a outros países (inclusive, ao Brasil), ganhou uma versão “genérica” no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da Erva-Mate Curupira, cujo nome e embalagem fazem alusão ao produto original.

Imagem: Marco Paredes / Facebook

A imagem acima, publicada pelo paraguaio Marco Paredes na rede social Facebook (compare com a embalagem original, na figura abaixo), evidencia a tentativa de imitação, com a erva Curupira exibindo o mesmo padrão de cores e apresentação gráfica da famosa Kurupí.

O assunto gerou polêmica e saltou, rapidamente, das páginas do Facebook à edição impressa do Diário Última Hora, em matéria redigida pelo jornalista e escritor Andrés Colmán Gutiérrez. Em entrevista ao jornal, Jazmín Díaz, fabricante da erva original, expressou indignação quanto ao ocorrido.

É uma descarada cópia de nosso produto, já que não demos licença a nenhuma empresa brasileira para que elabore erva com nossa marca ou com nosso desenho”, afirmou.

No Brasil, a Erva-Mate Kurupí é representada e comercializada pela empresa Té Guaraní do Brasil, com sede em Curitiba. Já a Curupira, que foi lançada no início de 2008, durante a “Expo Tacuru”, é fabricada pela INDUSTRIA E COM. DE ERVA MATE SETE QUEDAS LTDA, com sede em Tacuru (MS).

O Sopa Brasiguaia tentou, neste final de semana, entrar em contato com os fabricantes da erva Curupira. Entretanto, além de não ter site, o telefone supostamente pertencente à empresa (cuja situação cadastral pode ser consultada clicando aqui) retorna como inexistente.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 16/01 a 22/01

23.01.11 - Airbags turbinados salvando modelo paraguaia? Zeladoras lavando roupa de hospital em pocilga? Jogador perdendo a cabeça e esfaqueando torcedor? Para ver estas e outras loucuras publicadas pela imprensa paraguaia na semana que passou, clique aqui!

Empresa paraguaia exporta molhos e geleias ao Brasil

19.01.11 - Uma pequena firma paraguaia, exportando alimentos refinados como molhos e geleias, a supermercados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esta é a empresa San Millán, que segundo o jornal La Nación, está prestes a romper mais uma barreira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.