segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Falta de informação gera caos nas ruas de Foz

17.01.11 - Foz do Iguaçu ganhou, na última sexta-feira (14), um novo e, em tese, racionalizado sistema de transporte coletivo. Apesar das anunciadas melhorias aos usuários, no entanto, a falta de informação deu a tônica do primeiro dia e gerou protestos entre os passageiros.

Clique na seta para reproduzir o áudio.

A principal crítica dos usuários foi quanto à ausência de informação sobre os novos itinerários, nomenclaturas das linhas e mudanças dos pontos de parada. Na região da Vila “C”, onde vários pontos foram “aposentados” e outros novos foram criados, não havia sinalização, nem nos velhos, nem nos novos.

A respeito, Fabiano Mayer, diretor de transporte coletivo do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (FOZTRANS), alegou que era inútil proceder à sinalização, em razão da ação de vândalos que, minutos depois, arrancariam os cartazes indicativos.

Segundo Mayer, que disse, também (veja “Frase do Dia” na coluna Roda de Tererê), que informar com maior antecedência era desnecessário, os passageiros que fossem até um dos pontos desativados perceberiam, naturalmente, que não havia mais ônibus circulando no local e dirigiriam-se aos novos pontos.

Como era de se esperar, o improviso na implantação do novo sistema e os boatos surgidos a respeito provocaram situações como superlotação nos horários de pico, atrasos e protestos como o ocorrido no bairro Morumbi, onde moradores fecharam a pista e impediram a circulação das novas linhas.

A situação em um dos bairros mais populosos de Foz do Iguaçu foi resolvida, apenas, em uma reunião realizada na noite de sexta-feira (14), com o FOZTRANS comprometendo-se a revisar o itinerário das linhas que servem a região e a ampliar a disponibilidade de ônibus nos horários de maior movimento.

Após o caos da manhã de sexta-feira (14), o movimento foi considerado tranquilo no restante do dia e no final de semana. No início da manhã desta segunda-feira (17), passageiros voltaram a queixar-se de superlotação e da retirada de itinerários que cobriam a região da Vila Portes.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Foz do Iguaçu ganha novo sistema de transporte

13.01.11 - Entra em funcionamento na Terra das Cataratas, nesta sexta-feira (14), o novo sistema de transporte coletivo urbano planejado pelo Foztrans e operacionalizado pelo Consórcio Sorriso, vencedor da licitação realizada no segundo semestre de 2010. Mais...

Ônibus: confira as novas linhas, itinerários e horários

13.01.11 - Confira as novas linhas que entram em operação no transporte coletivo de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, com links para download das planilhas de horários e itinerários (com mapas). Em caso de dúvidas, entre em contato com o Foztrans: 2105.9600. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.