quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Foz do Iguaçu ganha novo sistema de transporte

13.01.11 - Entra em funcionamento na Terra das Cataratas, nesta sexta-feira (14), o novo sistema de transporte coletivo urbano planejado pelo Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e operacionalizado pelo Consórcio Sorriso, vencedor da licitação realizada no segundo semestre de 2010.

Imagem: Agência Municipal de Notícias

O objetivo do novo sistema é racionalizar as linhas de transporte urbano em Foz do Iguaçu, renovar a frota de ônibus (cuja idade média, neste primeiro momento, será inferior a dois anos) e proporcionar benefícios ao passageiro, como redução do tempo de espera no ponto e de deslocamento a bordo dos ônibus.

- Especial: Lista das novas linhas, itinerários (com mapa) e horários

Outra mudança é a implantação da “Integração Temporal”. Ao pagar a passagem com o Cartão Único, o passageiro terá o período de uma hora, a contar da primeira passada pela catraca, para trocar de ônibus sem precisar ir ao terminal e pagando apenas uma única passagem.

O novo sistema, porém, trará mudanças drásticas nos itinerários e nomenclaturas das linhas que servem alguns dos bairros mais populosos de Foz do Iguaçu.

Na região da Vila C, as linhas Conjunto “C” Sul e Conjunto “C” Norte serão unificadas. O novo itinerário, batizado de “Vila C / Jardim das Flores”, não inclui passagem pela Vila Portes, o que obrigará o passageiro a pegar um segundo ônibus para chegar ao importante bairro comercial na cabeceira da Ponte da Amizade.

No Três Lagoas, a praça central será transformada no “Terminal de Integração Leste”, com as linhas locais sendo transformadas em alimentadores.

Na região do Morumbi, duas linhas circulares (sentido horário e anti-horário) atenderam as principais avenidas, enquanto que, no Porto Meira, as linhas sofrerão mudanças na nomenclatura e serão unificadas com as que servem a região norte, formando um eixo norte-sul, com passagem pelo centro da cidade.

As mudanças no transporte coletivo de Foz do Iguaçu serão acompanhadas, na manhã desta sexta-feira (14), com cobertura ao vivo da rádio CBN Foz (AM 1320 KHz ou http://www.cbnfoz.com.br/). Para consultar a lista de novas linhas, itinerários e horários, clique aqui.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Prefeitura de Foz Promete Revolução no Transporte Urbano

Em reportagem publicada em seu site na última quinta-feira (01), a prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou aos munícipes a apresentação de um plano desenvolvido pela empresa Logitrans, de Curitiba, que promete “revolucionar” o transporte coletivo na Terra das Cataratas. Mais...

Um comentário:

  1. to perdido :s eu que dependia do interbairros que saia da vila c pra ir ate o Upa(perto da vila a),terei que ver como vou fazer pra ir ate la e que horas,complicado!!!

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.