sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fronteira pode ganhar Instituto de Medicina Tropical

07.01.11 - Em visita à Tríplice Fronteira na última quarta-feira (05), o ministro argentino da Saúde, Juan Manzur, percorreu a cidade de Puerto Iguazú e analisou a instalação, na cidade, do Instituto Nacional de Medicina Tropical, voltado à pesquisa de doenças como a dengue.

De acordo com a Rádio Cataratas, Manzur esteve na fronteira em companhia do governador de Misiones, Maurice Closs, com o qual conheceu as ações de combate à dengue desenvolvidas em Iguazú e verificou possíveis locais para a instalação do instituto.

Entre as possíveis parcerias para que a criação do instituto possa sair do papel na região fronteiriça, uma delas é, por incrível que pareça, com uma instituição brasileira, a recém-criada Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu.

Em visita à sede provisória da UNILA, representantes do Ministério da Saúde da Argentina ratificaram a intenção de um convênio Brasil / Argentina para a viabilização do projeto, uma vez que o combate a doenças como a dengue, em uma região com as características da Tríplice Fronteira, necessita do envolvimento de mais de um governo para sua completa viabilização.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Números da dengue preocupam no Paraguai

04.01.11 - O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, teve, em 2010, 5.245 casos confirmados de pacientes infectados com o vírus da dengue. Nos primeiros dias de 2011, as autoridades monitoram, ainda, 74 casos suspeitos. Mais...

Argentina confirma caso de dengue em Iguazú

29.12.10 - Autoridades sanitárias da província de Misiones confirmaram, nesta terça-feira (28), o primeiro caso de dengue da atual temporada de verão no lado argentino da fronteira. Trata-se de um senhor de 60 anos, residente no bairro Ignacio Abiaru. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.