segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo paraguaio reconhece aumento da violência

03.01.11 - Embora as cifras ainda não sejam oficiais, o governo paraguaio admitiu, em sua mensagem de fim de ano, que 2010 foi um ano mais violento que seu antecessor, com aumento nas ocorrências de furto e roubo e de grandes assaltos a bancos e financeiras.

Imagem: Presidência da República

O balanço oficial de 2010 deve ser divulgado ao longo desta semana, porém, em seu discurso à nação, transmitido pelos canais de televisão, o presidente Fernando Lugo reconheceu que “houve aumento na violência e na criminalidade”, apesar das ações para tentar contê-las.

Por sua vez, Rafael Filizzola, ministro do Interior, destacou que “em 2010 houve menos homicídios que nos anos anteriores, não foram registrados casos de sequestros e estamos chegando ao final com menos roubos de veículos. Além disso, há mais resultados quanto à apreensão de entorpecentes”.

Apesar do balanço positivo, Filizzola admitiu, no entanto, que ainda há muito a fazer na luta contra a corrupção policial e na dura tarefa de modernizar a Polícia Nacional, que não conta, em muitas de suas delegacias, sequer com viaturas para que os policiais possam fazer seu trabalho.

Na região de Ciudad del Este, dados compilados pelo Ministério Público mostram a realização de 13.950 denúncias formais de infrações, contra 11.102 contabilizadas em 2009.

Exposição ao perigo no trânsito terrestre (1.906), roubo agravado (1.181), furto (964), lesão (827), ameaça (673), furto agravado (645), fraude (566), danos (533), pirataria (351), roubo (297) e violência familiar (293) lideram a lista que conta, ainda, com 192 casos de homicídio doloso e 55 de homicídio culposo.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Polícia encontra cocaína em casa de policial

31.12.10 - Agentes da Divisão de Investigação de Delitos da Polícia Nacional do Paraguai encontraram nesta quinta-feira (30), na residência de um colega de farda, oito quilos de cocaína, duas armas sem registro, cinco carregadores, munições e equipamentos. Mais...

Governo paraguaio entrega nova viaturas à polícia

27.12.10 - Dando prosseguimento a seu plano de reaparelhamento da Polícia Nacional, o governo do Paraguai entregou, na última sexta-feira (24), 203 novas viaturas e motos à corporação, além de um caminhão-cisterna, 160 fuzis e 1,5 mil pistolas. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.