terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Integração no combate ao tráfico continuará em 2011

04.01.11 - A adoção de políticas de integração com os países vizinhos, para maior eficiência no combate ao narcotráfico, continuará a ser aplicada pelo Brasil em 2011. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira (03), o novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Imagem de arquivo

Em declarações reproduzidas pela agência ANSA, Cardozo afirmou que, a nível governamental, “temos que subsidiar iniciativas e fazer operações integradas. Alguns países fronteiriços não têm a capacidade operacional e os recursos que temos para vigiar as fronteiras”.

Se for necessário subsidiar algo [com dinheiro], teremos de fazê-lo, mas sempre dentro dos limites da lei”, confirmou o ministro, colocando as fronteiras com Bolívia e Paraguai como duas das mais problemáticas no tocante à atuação de quadrilhas especializadas no tráfico de entorpecentes.

Na fronteira com o Paraguai, maior produtor de maconha da América do Sul, a Polícia Federal (PF) desenvolve, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do país vizinho, a Operação Nova Aliança, focada na destruição de plantações e máquinas para a “industrialização” da erva.

Para 2011, a PF pretende colocar em operação, na região do Lago de Itaipu, seu Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT), capaz de monitorar, em tempo real, o deslocamento de barcos e “comboios” de veículos em atitude suspeita.

O problema principal, porém, é a vasta e despatrulhada fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, local onde estão, não por acaso, as maiores plantações de maconha do país vizinho e casas de armas cujos proprietários são investigados por supostos vínculos com o crime organizado brasileiro.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

PF de Foz bate recorde de apreensões de entorpecentes

30.12.10 - A delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu reconquistou, em 2010, o título de delegacia que mais apreende entorpecentes no Brasil. De janeiro até o início desta semana, foram 59 toneladas de drogas trazidas, principalmente, do Paraguai. Mais...

Avião não-tripulado voltará a voar em 2011

30.12.10 - Anunciado com pompa e circunstância pelo governo federal em 2009, o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de fabricação israelense, encomendado pela Polícia Federal (PF) e guardado a sete chaves em São Miguel, voltará a voar em março. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.