terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lugo ordena fechamento da prisão de Tacumbú

04.01.11 - “Cemitério de homens vivos”. Conhecida por esta nada gentil alcunha, a Penitenciária Nacional de Tacumbú, situada na periferia da capital paraguaia, Asunción, será definitivamente fechada, por ordem do presidente Fernando Lugo, até o final de 2012.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, o local, projetado para receber 1,2 mil internos, encontra-se, atualmente, com 3.042 detentos, muitos deles, alojados em “favelas” anexas aos pavilhões. Com o fechamento, os presos serão transferidos, principalmente, à unidade em construção na cidade de Emboscada.

O traslado dos reclusos será por etapas”, detalhou Pedro Olmedo, diretor de Obras Penitenciárias do Ministério da Justiça e Trabalho. “Em um ou dois meses, partirá a Emboscada o primeiro contingente, composto por uns 180 reclusos”.

Uns dois ou três meses mais tarde irão outros 240 internos e, em prazo não maior do que seis meses, começarão as obras de maior envergadura. Uma vez estejam terminadas, serão transladados outros 300 reclusos”, detalhou Olmedo.

Além da Penitenciária de Emboscada, que permitirá a separação entre presos já condenados e aqueles à espera de sentença, o governo paraguaio projeta, também, a construção de uma unidade prisional em Minga Guazú, município vizinho a Ciudad del Este. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cadeia de Ciudad del Este pode ser desativada

27.12.10 - Superlotada e caindo aos pedaços. Assim é a Penitenciária Regional de Ciudad del Este, que abriga três vezes mais detentos que sua capacidade e pode, até o final de 2012, ser desativada graças aos planos de construção de uma nova unidade prisional. Mais...

Advogado de CDE desiste de pular da caixa d'água

24.12.10 - Recluído na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, sob acusação de envolvimento em um esquema de clonagem de cheques, o advogado Crispín Villalba foi o personagem do noticiário desta quinta-feira (23) no lado paraguaio da fronteira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.