terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Números da dengue preocupam no Paraguai

04.01.11 - O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, teve, em 2010, 5.245 casos confirmados de pacientes infectados com o vírus da dengue. Nos primeiros dias de 2011, as autoridades sanitárias monitoram, ainda, 74 casos considerados suspeitos.

Imagem ilustrativa

De acordo com o Diário Última Hora, do total de casos confirmados em 2010, 1.085 deram positivo em exames de laboratório e 4.160 por nexo epidemiológico. Os locais mais atingidos, em Ciudad del Este, foram os bairros San Rafael, San Alfredo, 23 de Octubre, Remansito e San Miguel.

Há concentração de casos, também, nos municípios de Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú, situados na região metropolitana da capital departamental; e em localidades de forte presença migratória brasileira, como San Alberto e Santa Rita.

Embora a epidemia não tenha atingido a região em 2010 com a mesma força dos anos anteriores, a previsão para 2011 é pessimista, uma vez que segue alto o número de focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados nas residências e terrenos públicos das principais cidades do lado paraguaio da fronteira.

Do lado de cá, por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (03), que 32.368 casos foram registrados no Paraná em 2010, 15 deles, com desenlace fatal. Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Sarandi e Jacarezinho são áreas tidas como de grande risco.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Argentina confirma caso de dengue em Iguazú

29.12.10 - Autoridades sanitárias da província de Misiones confirmaram, nesta terça-feira (28), o primeiro caso de dengue da atual temporada de verão no lado argentino da fronteira. Trata-se de um senhor de 60 anos, residente no bairro Ignacio Abiaru. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.