segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pakova pede expulsão de latifundiários estrangeiros

17.01.11 - Governador de uma das regiões mais conflitivas do Paraguai, o liberal José “Pakova” Ledesma, cuja base eleitoral inclui movimentos de esquerda e organizações camponesas, voltou a radicalizar seu discurso durante encontro com o presidente Fernando Lugo, em San Pedro, no último sábado (15).

Imagem: Presidência da República

Na presença do presidente paraguaio e de líderes camponeses, “Pakova” afirmou que “é preciso recuperar as terras que estão nas mãos dos latifundiários estrangeiros”, defendendo, como saída “rápida”, a expulsão de proprietários que estejam em situação irregular no país.

Lugo, por sua vez, preferiu evitar polêmicas, afirmando que “nem se trouxermos o Papa vamos resolver o problema. O governo tem obrigação de dar soluções às necessidades da população, porém, esse trabalho não é fácil e não acontecerá da noite para o dia”.

Um dos temas pendentes quanto à questão fundiária no departamento (estado) de San Pedro, centro-norte do Paraguai, é o pedido de aquisição das terras do brasileiro Ulisses Teixeira, cuja transação de compra e venda, para a criação de um assentamento-modelo, foi abortada devido a suspeitas de superfaturamento.

Em sua passagem por San Pedro, local onde foi bispo católico antes de abandonar a batina para dedicar-se à política, Lugo deixou em aberto, no entanto, a possibilidade de que a compra dos 7.990 hectares, oferecidos por Teixeira ao Estado paraguaio e pretendida por camponeses, volte a ser analisada.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para camponeses, reforma agrária de Lugo é um fracasso

03.01.11 - Dois anos e quatro meses passaram-se e, até agora, a política de reforma agrária adotada pelo governo de Fernando Lugo continua a ser considerada um fracasso por seus principais interessados: os camponeses que reivindicam o acesso à terra. Mais...

Governador eleva tensão contra produtores brasileiros

27.12.10 - Situado na região centro-norte do Paraguai, o departamento (estado) de San Pedro é um dos mais pobres e tumultuados do país, com o registro de constantes enfrentamentos entre camponeses radicalizados e agricultores paraguaios e estrangeiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.