segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paraguai confirma novo óbito por dengue na fronteira

31.01.11 - O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), do Paraguai, confirmou no último sábado (29) o registro de um novo caso fatal de dengue na região de Ciudad del Este, referente a uma mulher que fora trasladada, na semana passada, a um centro médico da capital Asunción.

De acordo com os dados, trata-se do segundo óbito por dengue no lado paraguaio da fronteira no que vai de 2011, de um total de três confirmados em todo o país. O primeiro falecimento teve como vítima um bancário de 30 anos, residente em um dos bairros mais populosos de Ciudad del Este.

Para evitar o aparecimento de novos casos da “dengue comum” ou da “dengue grave”, Héctor Arnella, diretor da 10ª Região Sanitária do Paraguai, solicitou a colaboração das autoridades e dos moradores da região fronteiriça, uma vez que o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti continua elevado.

O campeão de infestação pelo mosquito transmissor da dengue é o bairro San Rafael, de Ciudad del Este, onde o Aedes encontrou guarida em 40% das residências ou terrenos baldios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, em áreas endêmicas, este índice não seja superior a 2%.

O combate à dengue em regiões como a Tríplice Fronteira envolve, necessariamente, a articulação entre as autoridades dos três países, bem como a adoção de protocolos unificados, para conter a circulação do vírus. Em Foz do Iguaçu, foram detectados, desde o início do ano, 17 casos da doença.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Fronteira pode ganhar Instituto de Medicina Tropical

07.01.11 - Em visita à Tríplice Fronteira na última quarta-feira (05), o ministro argentino da Saúde, Juan Manzur, percorreu a cidade de Puerto Iguazú e analisou a instalação do Instituto Nacional de Medicina Tropical, voltado à pesquisa de doenças como a dengue. Mais...

Números da dengue preocupam no Paraguai

04.01.11 - O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, teve, em 2010, 5.245 casos confirmados de pacientes infectados com o vírus da dengue. Nos primeiros dias de 2011, as autoridades monitoram, ainda, 74 casos suspeitos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.