segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paraguai divulga resultados de operação antidrogas

31.01.11 - A Polícia Nacional do Paraguai divulgou, neste final de semana, o balanço da Operação Ko'e Pyahu (“Novo Amanhecer”, em guarani), iniciada no dia 23, com o objetivo de destruir plantações de maconha situadas em áreas rurais e fronteiriças da região centro-norte do país.

Imagem: IP Paraguay

De acordo com a agência pública IP Paraguay, foram destruídos, no total, 227 hectares de narcolavouras, que renderiam, no mínimo, 750 toneladas de entorpecentes. Foram inutilizadas, também, 9,3 toneladas de maconha já colhida e oito acampamentos utilizados por agricultores financiados por traficantes brasileiros.

Durante o trabalho, que mobilizou mais de 150 policiais e teve como cenários os departamentos (estados) de Amambay, Caaguazú, San Pedro e Canindeyú, 19 pessoas foram detidas e quatro veículos recuperados.

A Operação Ko'e Pyahu foi alvo de grande polêmica no Paraguai, em razão das “pressões” exercidas por autoridades locais e regionais, para evitar a realização dos procedimentos. A respeito, Rafael Filizzola, ministro do Interior, reconheceu e lamentou a existência de vínculos entre política e narcotráfico.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

PRF localiza maconha em bancos de madeira

19.01.11 - Policiais rodoviários federais localizaram na BR-277, em Laranjeiras do Sul, no último final de semana, 187 quilos de maconha camuflados em bancos de madeira e capas para bancos de carros de passeio, transportados em um ônibus de linha. Mais...

Policiais apreendem maconha na região do lago

17.01.11 - Patrulheiros rodoviários de santa Helena apreenderam, em vistoria realizada na tarde de sexta-feira (14), um carregamento com 126 quilos de maconha, divididos em 209 tabletes, a bordo de um Corcel II que transitava pelas imediações do Lago de Itaipu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.