terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Paraguai inicia vacinação contra a febre aftosa

19.01.11 - O Paraguai deu início, no último final de semana, a uma nova campanha de vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O último caso registrado no país foi no ano de 2003, porém, há temores de “importação” da doença.

Imagem de arquivo

A meta da nova campanha, segundo Daniel Rojas, presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (SENACSA), é vacinar cerca de 12,5 milhões de animais, com especial atenção para os rebanhos de fazendas situadas nas proximidades das fronteiras secas com o Brasil e a Bolívia.

No caso do Brasil, focos de febre aftosa detectados no estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2006 e 2007, fizeram com que a Organização Internacional da Saúde Animal (OIE) ordenasse a criação de uma “Zona de Alta Vigilância”, em ambos lados da linha de fronteira, para restringir o contato entre os animais.

Em declarações ao jornal ABC Color, Rojas disse esperar que, com a nova campanha e o cumprimento à risca das instruções emitidas pela OIE, os criadores da fronteira seca possam ver-se livres, ainda em 2011, das restrições que dificultam a comercialização interna e a exportação da carne produzida.

Ao lado da produção de soja, a exportação de carne bovina é um dos negócios que mais contribui para o dinamismo da agropecuária no Paraguai, tendo alcançado, em 2010, a marca de US$ 1 bilhão em vendas destinadas a 60 países e territórios.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasil pode impôr barreiras ao trigo paraguaio

28.12.10 - Produtores de trigo estão preocupados, no Paraguai, com notícias vindas do Brasil, dando conta de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prepara, para 2010, um pacote de medidas para diminuir o predomínio do trigo importado. Mais...

Índice de pobreza recuou 2,8% no Paraguai

28.12.10 - Sem alardes, a Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), do Paraguai, divulgou em sua página na internet, no último final de semana, resultados que têm como base o ano de 2009 e revelam que a pobreza total recuou 2,8%. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.