terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paraguai nega dívida com empreiteira Odebrecht

04.01.11 - Em ditame tornado público nesta segunda-feira (03), a Controladoria Geral da República (CGR), do Paraguai, informa ao Ministério da Fazenda do país que a dívida de mais de US$ 30 milhões reclamada pela empreiteira brasileira Odebrecht ao Estado paraguaio é improcedente.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, tal dívida, datada de 1987 e cotada, atualmente, em US$ 39,8 milhões, refere-se à construção da siderúrgica Aceros del Paraguay (ACEPAR) na cidade de Villa Hayes. A obra foi executada pela construtora Tenenge, absorvida, posteriormente, pela gigante Odebrecht.

Em nota divulgada à imprensa, o Ministério da Fazenda comunica que tanto a CGR, como a Advocacia do Tesouro e a Procuradoria Geral da República consideram que a documentação apresentada pela empresa reclamante “é insuficiente para justificar legalmente a dívida em questão”.

Segundo a Controladoria, não há comprovantes válidos e suficientes que justifiquem a suposta dívida. Esta posição soma-se à vertida pelas demais instituições de Estado, que de maneira unânime, sustentam o mesmo critério assumido pelo ente controlador”, complementa o Ministério.

Desta forma, com o parecer contrário das instituições paraguaias, se a Odebrecht desejar insistir com o processo, deverá recorrer aos tribunais internacionais. Como saída amigável, a empresa havia proposto ao Estado paraguaio, segundo o ABC Color, o cancelamento de cerca de 70% do valor e dos juros incidentes.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Presidente do Paraguai participa da posse de Dilma

03.01.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, esteve no último sábado (01), em Brasília, para prestigiar a posse da presidente Dilma Rousseff, que substitui Luiz Inácio Lula da Silva. A estadia foi breve, suficiente, apenas, para acompanhar a transmissão do cargo. Mais...

Itaipu: Controlador promete agilizar estudo da dívida

03.01.11 - Substituto de Octavio Airaldi no comando da Controladoria Geral da República (CGR), Óscar Rubén Velázquez Gadea afirmou, em reunião com representantes do governo paraguaio, que agilizará os estudos sobre a legalidade da dívida de Itaipu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.